Realizou-se hoje, 18 de Setembro, a reunião do Conselho Presbiteral da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

Depois da oração inicial e da leitura da Acta da reunião anterior D. Rui Valério introduziu a agenda agradecendo o trabalho até agora realizado e partilhando a sua experiência na semana de formação dos novos Bispos, que decorreu entre os dias 5 e 11 de Setembro, em Roma. “Pastores de uma Igreja Sinodal” foi o tema dessa jornada de formação.

Depois de algumas outras considerações acerca da vida do Ordinariato o Bispo Castrense passou a palavra para que os capelães responsáveis fizessem um ponto de situação sobre o Curso de Capelães para seis padres, que terá início já na próxima semana, na Academia Militar.

A Jornada Mundial da Juventude e a realidade actual do Serviço de Assistência Religiosa nos três Ramos das Forças Armadas e nas Forças de Segurança foram temas abordados neste órgão consultivo do Bispo para os assuntos relacionados com o governo da Diocese.
Estiveram presentes o pe. José Ilídio, Vigário Geral Castrense e Capelão Adjunto para a Marinha, pe. Loureiro, Capelão Adjunto para o Exército, pe. Joaquim Martins, Capelão Adjunto para a Força Aérea, pe. Agostinho Freitas, Capelão Adjunto para a Guarda Nacional Republicana, pe Jorge Almeida, Vigário Judicial Castrense, pe Joaquim da Nazaré Domingos, capelão do HFAR, pe. António Borges, capelão da Academia Militar, pe. Paulo Marques, capelão da Brigada de Intervenção Rápida, Tancos, pe. Fernando Monteiro, Chanceler do Ordinariato Castrense e o pe. António Teixeira, capelão Aposentado.

A Reunião terminou, já da parte da tarde, com uma pequena reflexão sobre o Plano Pastoral 2019-2022 que tem como tema “Levanta-te para ir ao Encontro “.

A próxima reunião do Conselho Presbiteral do Ordinariato Castrense ficou agendada para o dia 5 de Fevereiro de 2020.