O RI 19 coordenou e apoio uma campanha para ajudar o Complexo Escolar Saint Bernard de Menthon, procurando deste modo atenuar algumas das muitas carências, particularmente no que respeita a doação de material escolar – um kit escolar por aluno. A referida escola encontra-se localizada no distrito de GBANGOUMA, na cidade de BANGUI, capital da República Centro-Africana (RCA), local onde se encontra a missão da European Union Training Mission in Central African Republic (EUTM-RCA), que inclui a participação de 45 militares portugueses e liderada pelo Brigadeiro-General Hermínio Maio e provocada pelo Cor João Godinho (..cargo.). A escola é frequentada por 1.005 alunos (200 dos quais são órfãos), cujo nível de vida (e respetivas famílias) é muito baixo. As idades das crianças e jovens ali presentes, variam entre os 3 e os 18 anos.

Este projeto visou atingir os seguintes objectivos:

  • Apoiar a qualidade do ensino dos alunos e do corpo docente da escola em apreço, através de donativos em material escolar (kit escolar);
  • Promover a cooperação e entreajuda entre povos de culturas diferentes, incrementando o espírito de solidariedade dos alunos portugueses relativamente aos seus colegas em países com graves dificuldades de segurança e bem-estar, como é o caso da RCA;
  • Incrementar as atividades de solidariedade e de cariz humanitário;
  • Promover ainda, a cooperação entre os militares em missão da união europeia, (em particular, os portugueses) e das forças armadas da RCA com a população da república centro africana.

Lançado o repto, várias foram as escolas: Agrupamento de escolas Júlio Martins, Agrupamento de Escolas Fernão Magalhães, de Chaves, Agrupamento de escolas de Vila Pouca de Aguiar, Agrupamento de escolas Gonçalo Nunes Barcelos e E.B. António Fogaça, estas duas últimas de Barcelos, a empresa Consurema de Chaves e o Centro Social e Paroquial de Vilar de Perdizes que quiseram contribuir com material escolar tão útil para aquela escola. Foi uma festa de generosidade e interacção multidisciplinar o que se viu nas escolas que aderiram, com cartas e postais que foram enviados e que ficam a aguardar resposta, desenvolvendo o francês, os conhecimentos de geografia e até os dotes vocais dos meninos de Vila Pouca de Aguiar com uma música e letra originais para uma ligação ainda mais efectiva e afectiva.

O Excelentíssimo Comandante do RI 19, Coronel João Caldeira, incentivou e acompanhou de perto toda esta campanha, participando na entrega que as escolas fizeram e o RI 19 transportou mais de 3000 quilos de material para o Regimento de Transportes, em Lisboa, para ser enviado para a RCA.