No dia 30 de abril de 2019, pelas 11h, na Basílica dos Mártires, Lisboa (Chiado), decorreu a celebração da Missa de Ação de Graças pelos 108 anos da Guarda Nacional Republicana e pelos seus Mortos bem como pelos Mortos da antiga Guarda Fiscal.

Presidida pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Manuel Sousa Valério, foi concelebrada pelo Capelão Adjunto para a GNR e pelo Capelão da Unidade de Segurança e Honras de Estado da GNR e participada pelo General Comandante Geral da Guarda, pelo General 2.º Comandante Geral, por todos os Oficiais Generais, por Oficiais, Sargentos, Guardas e Civis da Guarda, que enchiam a magnífica Basílica dos Mártires.
Na homilia o D. Rui Valério elogiou amplamente a ação desenvolvida pela Guarda Nacional Republicana considerando-a humanista e centrou a sua reflexão em três palavras-chave: Gratidão, Memória e Esperança. Por fim, invocou a Padroeira da Guarda Nacional Republicana, Nossa Senhora do Carmo.
A animação musical da celebração foi realizada, com enorme qualidade musical e litúrgica, pelo Coro da Guarda (USHE).
No dia 6 de maio próximo, na Praça do Império, Lisboa, (em frente do Mosteiro dos Jerónimos), decorrerá a cerimónia militar do Dia da Guarda, no decurso da qual os Mortos da GNR e da antiga GF voltarão a ser homenageados, também em oração.