sao-joao-de-capistrano

Os capelães militares também têm um Patrono: São João de Capistrano, ele mesmo um capelão do Exército que se opôs à invasão dos otomanos, derrotando-os no cerco de Belgrado, em 1456.

Por este motivo, já que o seu dia litúrgico se celebra a 23 de Outubro, que este ano é um Domingo, antecipou-se a sua celebração para 19. Foi no Regimento de Infantaria Nº 14, em Viseu, por ser a Unidade mais central.

Após amável recepção pelo novo Comandante do RI14, procedeu-se à recitação da hora intermédia. De seguida, D. Manuel Linda deu as boas vindas ao seu clero, mostrou a importância destes encontros entre padres que passam grande parte do ano sem se encontrarem e justificou as poucas ausências. Imediatamente o P. Fanha, Capelão Adjunto da PSP, apresentou a reflexão do dia: a defesa e promoção da paz no contexto das aparições de Fátima.

Após breve intervalo, celebrou-se a Eucaristia com a presença de muitos militares e civis. Na breve homilia, D. Manuel Linda explicou aos leigos porque é que os capelães se encontravam aí e quem foi S. João de Capistrano. E acentuou: “Como as dioceses, as paróquias e tantos outros sectores, também nós, capelães, temos um Patrono. Vocês, da Arma de Infantaria, têm como Patrono S. Nuno Álvares Pereira e a sua imagem encontra-se em praticamente em todos os quartéis. Pois, o nosso Patrono chama-se S. João de Capistrano. No século XV, ele assistiu espiritualmente o exército dos cristãos que se opunham aos otomanos invasores. E ensinou-nos duas coisas, absolutamente «modernas» e que constituem o cerne da doutrina da Igreja: que a guerra é moralmente ilícita, mas a legítima defesa é indispensável; e que o bom capelão preocupa-se com a formação humana, moral e espiritual dos homens e das mulheres que lhe estão confiados. É este o seu múnus,; é esta a sua razão de estar neste sector”.

De tarde, realizaram-se duas visitas culturais da máxima importância: ao Museu Grão Vasco e à Sé de Viseu e seu Tesouro.

Organizou o programa o capelão local, P. Marcelino Pereira, a quem se agradece. Igual agradecimento vai para o Comandante e todo o pessoal do RI14, inexcedíveis em simpatia.