Cerca de 300 portugueses dos três Ramos das Forças Armadas e das Forças de Segurança, acompanhados por oito Capelães Militares, participaram na Cerimónia de Abertura da 60ª Peregrinação Internacional Militar a Lourdes.

 
Mgr Antoine de Romanet de Beaune, Bispo das Forças Armadas Francesas, na sua alocução inicial, começou por dizer que as fardas envergadas por todos os participantes das 54 Nações presentes nesta Peregrinação, simbolizam a vontade de construir a paz que se vive na Europa há mais de 70 anos. Ela deve ser espalhada pelo mundo inteiro e só se alcançará pela conversão de todos os corações “Vós sois aqui em Lourdes os embaixadores dos vossos países e aqui deveis transformar-vos nos Embaixadores da Paz.”
 
‘Paz na Terra’ é o lema desta 60ª PMI a Lourdes que conta com a presença do Adjunto General do Exército , Tenente-General Fonseca e Sousa, representante do Ministro da Defesa de Portugal.
D. Manuel Linda, Administrador Apostólico do Ordinariato Castrense, fez-se representar pelo Capelão Adjunto para o Exército, pe. Jorge Matos.
A Escola Naval, a Academia Militar e a Academia da Força Aérea também se fizeram representar com um número significativo de cadetes. À Fanfarra do Exército e ao Grupo Coral, constituído por militares do Regimento de Cavalaria Nº 6 de Braga, cabe a função de animar as diversas actividades organizadas.