A 62ª Peregrinação Militar Internacional a Lourdes teve hoje a sua Cerimónia de Abertura na Basílica de S. Pio X. Nela estiveram presentes os peregrinos portugueses.

Esta primeira Grande Celebração, que juntou as comitivas dos mais de 40 países participantes, é um momento único em que as cores das Bandeiras Nacionais e das Fardas se fundem nesta vontade de construir um mundo melhor sob a coluna da Paz. De referir que a Ucrânia, País massacrado pela guerra, está presente com uma delegação de 15 peregrinos, entre os quais quatro mães que recentemente perderam os seus filhos em combate.

Nesta cerimónia foi lida a Mensagem do Papa Francisco para esta 62ª PMI, na qual sublinhou a urgência de rezar pela conversão do coração de todos os povos à paz. “Esta ocasião, em que membros das Forças Armadas e das Forças de Segurança de todo o mundo se reunem, é propícia para suplicar a Deus pela paz no mundo e nos corações e para criar laços de fraternidade entre os povos”.

“Dou-vos a minha Paz” – Pacem Meam Do Vobis” é o tema da 62.ª PMI a Lourdes que é acompanhada pelo Tenente-General Eurico Craveiro da Força Aérea Portuguesa, Comandante do Pessoal da Força Aérea, em representação da Ministra da Defesa de Portugal e conta também com a presença do Adido de Defesa em França, Coronel Hilário Dionisio Peixeiro.

D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, e 4 Capelães Militares acompanham os peregrinos.

A Escola Naval, a Academia Militar e a Academia da Força Aérea estão representadas com os seus cadetes.