A imagem da Nossa Sra. do Monte, acompanha tradicionalmente as Forças Nacionais Destacadas que saem da Ilha da Madeira. A 1ª Força Nacional Destacada a sair, após 40 anos da última Força Portuguesa aprontada na Ilha da Madeira, para combater nas ex-colónias Portuguesas Ultramarinas, é o 8º Contingente Nacional para a Operation Inherent Resolve no Teatro de Operações do Iraque. O 8CN vai ter a missão de formar, instruir e treinar as Forças de Segurança Iraquianas, integrando a Task Force Besmayah, de comando Espanhol, na Coligação Internacional liderada pelos Estados Unidos da América no Iraque.
Em 25 de novembro, e após 20 dias de projecção, efectuou-se a cerimónia de colocação da Imagem que nos acompanha, o 8CN, desde a Ilha da Madeira, até Besmayah- Bagdade no Iraque. A cerimónia decorreu com grande simbolismo, onde esteve representado todos os militares do 8CN, o Comandante da Base Brigadeiro General Carlos Prada, e oficiais, sargentos e praças Espanhóis que se uniram nesta celebração com o Contingente Português. A imagem da Santa do Monte permanecerá no Teatro de Operações do Iraque durante os 6 meses em que os militares Madeirenses estarão em Missão. Está é também a 1ª imagem exclusiva e atribuída a uma Força Nacional Destacada para acompanhar está Missão no Teatro de Operações do Iraque, tendo sido benzida pelo Bispo do Funchal e entregue ao 8CN no dia 21 de outubro de 2018 na Igreja do Colégio, antes da cerimónia da Entrega do Estandarte Nacional no Funchal.
Como curiosidade, Existem várias versões sobre a lenda de Nossa Senhora do Monte. O certo é que, no tempo da Aparição, já existia, no Monte, a ermida de Nossa Senhora da Incarnação, mandada construir por Adão Gonçalves Ferreira em 1470.
Aparição de Nossa Senhora a uma humilde pastorinha
Conta-se que no final do século XV, localidade do Terreiro da Luta (1 Km acima da localidade do Monte), uma pastorinha brincou durante toda a tarde com uma menina, chegando esta a oferecer-lhe uma merenda. A pastorinha, muito satisfeita, contou o sucedido à sua família, que não acreditou na sua história, por ser improvável que naquela mata deserta e tão afastada da povoação aparecesse uma menina. Na tarde do outro dia, a pastorinha voltou a brincar com a menina que voltou a dar-lhe merenda, e a pastorinha contou novamente à família.
No dia seguinte, à hora indicada pela pastorinha, o seu pai foi de modo oculto observar a cena. Foi quando viu sobre uma pedra uma pequena imagem de Maria Santíssima e, à sua frente, a inocente pastorinha que se apressou a dizer-lhe que era aquela imagem a menina de quem lhe falava. O pai, perplexo, não ousou tocar a imagem e comunicou o facto à autoridade, que mandou colocar a imagem na Capela da Encarnação, próxima da atual igreja de Nossa Senhora do Monte (onde está desde então a imagem).
A lenda dos Hugunotes ou Calvinistas franceses
Em Outubro de 1566, aportaram à Madeira, em onze navios, cerca de mil e duzentos homens, corsários franceses da religião de Calvino que invadiram, saquearam e roubaram a nossa ilha. Nas suas fúrias de destruição foram à Igreja de Nª Senhora do Monte, e um deles pegando na imagem da Virgem despiu-a, atirando-a, pelos degraus de pedra, para a despedaçar. Porém, os degraus fizeram-se em pedaços e a imagem ficou intacta.
Arremessando com fúria a Imagem aos degraus, pela terceira vez, uma lasca de pedra viva saltou, penetrando no coração do herege que ali morreu instantaneamente.
Lenda da Ribeira das Cales
Refere a lenda que, inexplicavelmente e de súbito, a água daquela Ribeira Cales (meio caminho do Poiso), e da nascente, que a abastecia, secou. A população do Monte juntou-se e levou, em romagem, a milagrosa imagem da Senhora do Monte, até à nascente da ribeira, onde água se sumira, e eis que o milagre se operou: a água apareceu de novo, em volume caudaloso, que as gentes canalizaram em «cales» até às levadas, voltando o vigor e a frescura às culturas hortícolas das fazendas do Monte. Desde então ficou designada por «Ribeira das Cales».
Fontes:
http://www.visitmadeira.pt/pt-pt/a-madeira/lendas/lenda-nossa-senhora-do-monte
https://madeirafolclore.wordpress.com/recursos/festas-e-romarias/nossa-senhora-do-monte/
Besmayah, 06 de dezembro de 2018,
O Comandante do 8CN
Major de Infantaria Eduardo Cadima Ribeiro