A 28 de Setembro, quase meio ano depois da memorável passagem do Papa Francisco pela Base Aérea de Monte Real, foi descerrada uma lápide para assinalar a efeméride.
O senhor Bispo juntou-se ao Comandante da Unidade, COR João Caldas, e de representantes de todas as classes e do Conselho Pastoral para, solenemente, assinalar a presença de tão ilustre hóspede na capela desta Base: precisamente o Papa Francisco que, como é sabido, aqui veio rezar, cumprimentar as pessoas, assinar o livro de honra, benzer objectos religiosos e receber as ofertas com que a Força Aérea o quis obsequiar.
Aliás esta capela regista na sua história outros momentos gloriosos e únicos: foi por ela que, praticamente, entrou em Portugal o Papa (actualmente, Beato) Paulo VI. E foi também nela que se recolheu em oração São João Paulo II antes de partir para o Santuário de Fátima.
Na Missa que antecedeu o descerramento da placa, D. Manuel Linda referiu “o contributo desta Base para a difusão, no mundo, da mensagem de Fátima. É que, se os últimos Papas não tivessem creditado com a sua presença as aparições de Nossa Senhora, certamente haveria muita mais dificuldade em levar ao conhecimento universal o «recado» que nos chegou do Alto. Mas, curiosamente, todos os Papa –com excepção de Bento XVI- passaram por aqui, por esta BA5. Esta Base coloca-se, assim, como espaço e meio que a história fez interligar com a mensagem de Fátima. Ela obtenha as bênçãos divinas, até porque tem prestado este relevantíssimo serviço à fé e à Igreja”.