Nota biográfica de D. Sérgio Manuel Ribeiro Dinis

D. Sérgio Manuel Ribeiro Dinis nasceu a 8 de maio de 1970 em Ermelo, Concelho de Mondim de Basto, Diocese de Vila Real.

Depois de frequentar o Colégio Salesiano de Poiares, foi aluno do Seminário de Vila Real e do Seminário Maior do Porto.

Obteve a Licenciatura em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto e a Licenciatura em Direito Canónico na Universidade Pontifícia de Salamanca.

Foi ordenado sacerdote a 17 de julho de 1994, incardinando-se na Diocese de Vila Real.

Iniciou o seu ministério pastoral como Secretário do então Bispo de Vila Real, D. Joaquim Gonçalves (1993-1996).

Desde 1996 foi Pároco da Paróquia de Santa Maria Maior, em Murça. Desde 1998 até 2024, foi também Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciação, em Noura. Posteriormente, foi também nomeado Pároco da Paróquia de Santa Maria Madalena, em Candedo. Foi também Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Purificação, em Fiolhoso (1996-1998) e da Paróquia de São Sebastião, em Pópulo (1996-2014).

Exerceu o cargo de Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano com sede em Vila Real, Arcipreste do Arciprestado Douro II, Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Murça, bem como Membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral e do Conselho Pastoral da Diocese de Vila Real.

A sua Ordenação Episcopal aconteceu no dia 26 de janeiro de 2025, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Real. A celebração foi presidida por D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real, sendo co-ordenantes o cardeal D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, e D. Rui Valério, patriarca de Lisboa. 

No dia 5 de fevereiro de 2025, no Ministério da Defesa Nacional, D. Sérgio Dinis tomou posse como novo Chefe do Serviço de Assistência Religiosa das Forças Armadas e das Forças de Segurança. O evento contou com a presença de altas entidades militares, civis e religiosas, incluindo o Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, que proferiu um discurso enaltecedor da importância da assistência espiritual no seio das Forças Armadas e de Segurança.

No dia 20 de fevereiro, na Igreja da Memória, Sé Catedral da Diocese Castrense, aconteceu a sua Tomada de Posse Canónica. A celebração contou com a presença de figuras de destaque, como a Ministra da Administração Interna, Doutora Margarida Blasco, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, o Núncio Apostólico, D. Ivo Scapolo, os Chefes dos três Ramos das Forças Armadas – Marinha, Exército e Força Aérea Portuguesa, o Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana e o Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, entre outras personalidades do Governo, das Forças Armadas e das Forças de Segurança.