No passado dia 13 de dezembro e com a presença de Altas Entidades Religiosas Militares, o Regimento de Cavalaria Nº 3, planeou e realizou o percurso da etapa Estremoz – Santo Amaro do Caminho Português Interior, a Santiago de Compostela.

Aproveitando a localização geográfica da Unidade, face ao traçado do percurso do Caminho Português Interior a Santiago de Compostela, o Comando do RC3, com a colaboração do Capelão Chefe do Exercito, da Câmara Municipal de Estremoz, Câmara Municipal de Sousel e Junta de Freguesia de Santo Amaro, contando ainda com a participação de representantes das Unidades da região sul do país, decidiu realizar, com todo o efetivo disponível, o traçado do referido percurso.

O trajeto, oficialmente definido e marcado, com a extensão de cerca de 20 quilómetros e com a duração aproximada de 04 horas, iniciou-se em frente à igreja de S. Francisco em Estremoz, pelas 07H00, com uma pequena oração inicial de envio a todos os peregrinos, proferida pelo Coronel Capelão Jorge Matos e terminou no centro da aldeia de Santo Amaro com a celebração de uma Eucarística, presidida por D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, que se realizou no salão da casa do Povo, previamenete preparado para o efeito. Inicialmente prevista para a igreja local, não foi possível a celebração ter ocorrido no referido local, em virtude da reduzida dimensão do mesmo, face ao elevado número de participantes.

Esta caminhada contou com a presença de cerca de 130 participantes, reunindo militares do RC3 e representações das Unidades Militares do Sul, RA 5, DF, bem como das Forças de Segurança e ainda alguns civis pertencentes às paróquias de Estremoz e Santo Amaro.

À sua chegada a Santo Amaro, os caminheiros foram recebidos pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança. D. Rui Manuel de Sousa Valério, acompanhado pelo Capelão Chefe do Exercito, Coronel Jorge Matos, o Pároco da freguesia, Padre Nabais, o Padre Ricardo, Vice-Reitor do Seminário de Vila Viçosa, o Presidente da Câmara Municipal de Sousel, Engº Manuel Valério, o Presidente da Junta de Freguesia de Santo Amaro, Sr Nélio Painha, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Sousel, além de responsáveis dos Clubes, Associações e Organizações Sociais locais.

Realizou-se de seguida uma Formatura Geral do efetivo presente, durante a qual decorreu uma cerimónia de promoção de oficiais, sargentos e praças, cujas promoções haviam sido oficialmente publicadas durante o mesmo dia.

Seguidamente, foram os participantes surpreendidos pela presença dos alunos do Infantário e da Escola do Primeiro Ciclo locais e respetivos professores, presenteando a comitiva com a interpretação de três canções de Natal.

Seguiu-se a celebração eucarística, presidida pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança. D. Rui Valério, acompanhado pelo Capelão Chefe do Exercito, Coronel Jorge Matos, o Pároco da freguesia, Padre Nabais e o Padre Ricardo do Seminário de Vila Viçosa e o Adjunto do CARE, SCh e Diácono Permanente Luis Esteves.

Apesar do evento se ter realizado durante a semana e em horário laboral, de registar a participação da população desta pequena aldeia, que se mobilizou para o local, demonstrando assim, de uma forma humilde e atitude bairrista, o carinho, respeito e inequívoco reconhecimento pela vida castrense e tradição religiosa da região

Dos discursos proferidos, de destacar:
As palavras de satisfação e apreço do Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança. D. Rui Valério, referindo o simbolismo que o momento representou para o próprio, por ser o primeiro evento em que participou desde a sua recente tomada de posse do cargo, congratulando-se pela iniciativa da atividade e o excelente espirito demonstrado por todos os participantes.
Dos representantes do poder local, de registar a satisfação demonstrada, nos respetivos discursos, pelo Presidente da Câmara Municipal de Sousel e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Santo Amaro, enaltecendo a iniciativa e a importância que este tipo de eventos representa para as freguesias do interior do país, bem como a permanente disponibilidade de ambas as instituições para todos apoios possíveis que o RC3 venha a necessitar em eventos futuros, numa clara manifestação de reconhecimento pela aproximação e cooperação entre a instituição militar e a população civil.
No final, o Comandante do RC3, Coronel de Cavalaria Jorge Pedro, agradeceu a presença dos participantes e toda a colaboração e empenho superiormente demonstrado por todas as entidades envolvidas.

A atividade terminou com um almoço convívio de todos os participantes, realizado no Refeitório Geral do RC3.

Jorge Carujo
SCh Cav Cmd
Adjunto do Comandante do RC3