No passado dia 4 de novembro, no Porto, teve lugar a Celebração do Dia dos Fiéis Defuntos, consagrado pela Instituição Militar à memória saudosa de todos os que, servindo as Forças Armadas, deram à Pátria o que de mais precioso possuíam – a sua própria vida.

O Comando do Pessoal participou na Eucaristia em sufrágio dos militares falecidos, na Igreja da Lapa, em apoio ao Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes. Presidiu D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

Na homilia, D. Rui Valério enalteceu o sentido da presença de todos quantos compareceram na Eucaristia em sufrágio dos militares falecidos, a qual brota do desejo profundo de homenagear aqueles que serviram Portugal nas Forças Armadas e nas Forças de Segurança e que agora vivem na eternidade, tendo vencido os limites e as provações do tempo. A sua nova condição é de verdadeiros bem-aventurados por terem alcançado o glorioso triunfo, porque também em vida triunfaram no cumprimento do dever, na dedicação aos outros e no amor e serviço à Pátria.

Seguiu-se, no Cemitério de Agramonte, a homenagem aos militares falecidos, constituída pela leitura de uma prece evocativa e da deposição de uma coroa de flores, tendo contado com a presença de uma Guarda de Honra e de um número significativo de militares e civis que se associaram a esta tradicional cerimónia, realizada junto ao monumento em memória dos Mortos ao Serviço da Pátria.​