gnr1

Os homens e as mulheres do Comando Territorial de Évora sabem que a oração também ajuda a fazer unidade e dispõe ao serviço.A 28 de Outubro, dia litúrgico dos Apóstolos S. Simão e S. Judas Tadeu, o Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana reuniu-se na Igreja de S. Brás, desta cidade do Alentejo, Património da Humanidade, para celebrar a Missa de acção de graças pelo seu 8.º aniversário como Unidade e em sufrágio dos seus mortos. Esta celebração foi presidida pelo Capelão Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Guarda, P. Agostinho Rodrigues de Freitas, e concelebrada pelo Pároco local, P. Manuel Vieira. Nela participou uma Assembleia constituída pelo Exmo. Comandante, Coronel João Fernando Rodrigues Maia, e por Oficiais, Sargentos, Guardas e Civis desta Unidade alentejana.

Na homilia, o Capelão, reflectindo sobre a Liturgia da Palavra própria da festa dos Apóstolos, sublinhou “a necessidade que Jesus tinha de orar, especialmente antes dos momentos mais importantes da sua vida como foi o da escolha dos Seus mais directos colaboradores. Jesus trabalhava em equipa, em Unidade”. “Uma equipa de gente motivada, voluntariosa e generosa mas que teve também as suas fraquezas como foi, nem mais nem menos, a traição. Com Jesus se aprende a trabalhar em Unidade, valorizando-a, se aprende a lidar com as vicissitudes que surgem também neste âmbito, a rezar no “monte” e a descer, “detendo-se num sítio plano”, com os colaboradores, para estar próximo das “multidões”, que “O procuravam tocar porque d’Ele saía uma força que a todos sarava”. Um comportamento inspirador a um Comando Territorial que serve, em Unidade, a planície, integrado numa Guarda que todos os dias é “próxima”, realizando tanto bem às populações”, sublinhou o Capelão.

A cerimónia Militar do Dia da Unidade realizou-se em Vendas Novas, no dia 31 de Outubro, presidida pelo Exmo. Comandante do Comando Operacional, Major General Rui Fernando Baptista Moura, na qual os mortos voltaram a ser homenageados também através de um momento de oração.

gnr2