Iniciou ontem, 3 de outubro, em Clervaux, Luxemburgo, a Conferência Internacional Preparatória da 64.ª Peregrinação Militar Internacional a Lourdes, que terá lugar nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2024.

É com grande entusiasmo que se prepara esta peregrinação tão especial, que reúne militares de mais de 50 países num ato de fé e devoção. A presença do Bispo das Forças Armadas Francesas, Mgr Antoine de Romanet, nesta jornada, mostra a importância e o significado desta peregrinação.

O tema escolhido para a 64.ª PMI a Lourdes, “… que l’on y vienne en procession” – “…que venham em procissão”, é inspirador e convida a refletir sobre a importância de caminhar juntos em busca da paz.

É com orgulho que a Delegação de Portugal participa nesta CIP, e mais uma vez tem a honra de apresentar um projeto para a insígnia da peregrinação, desenhado pelo talentoso Sargento Chefe Joaquim Marçalo, que no ano passado apresentou o projeto vencedor.

O programa da 64.ª PMI a Lourdes promete momentos emocionantes e de profunda espiritualidade. Desde a Cerimónia Militar Internacional até à Procissão Mariana, cada atividade é cuidadosamente planeada para proporcionar uma experiência única aos participantes.

É importante lembrar que a Peregrinação Militar Internacional teve a sua origem em 1947, quando dois capelães militares, um francês e um alemão, visitaram a gruta de Lourdes. Desde então, essa peregrinação tem sido um símbolo de paz e reconciliação entre nações e militares.

Em 2024, teremos a oportunidade de vivenciar mais uma vez esse momento especial em Lourdes. Vamos lá em procissão, unidos em oração pela paz e pela harmonia entre os povos.