Decorreu hoje, 9 de junho, a reunião do Conselho Presbiteral da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, em modo digital.

Depois da oração inicial e da leitura da Ata da reunião anterior D. Rui Valério introduziu a agenda com uma reflexão sobre os aspetos a ter em conta na elaboração do Plano Pastoral para o ano 2021-2022 – Recomeço após a pandemia, Preparação JMJ 2023 e Sínodo dos Bispos 2023: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” – que suscitou uma partilha de opiniões e propostas de ação.

A Avaliação do Ano que passou foi depois o mote para a continuação do diálogo e a reunião terminou com algumas informações sobre o XLVI Curso de Capelães e datas de outros eventos a realizar no futuro.

Estes e outros assuntos foram discutidos por este órgão consultivo do Bispo, D. Rui Valério, para os assuntos relacionados com o governo da Diocese. Dele fazem parte capelães dos três Ramos das Forças Armadas e das Forças de Segurança e ainda um membro em representação dos capelães reformados. Estiveram presentes o pe. José Ilídio, Vigário Geral Castrense e Capelão Adjunto para a Marinha, pe. Loureiro, Capelão Adjunto para o Exército, pe. Fanha, capelão adjunto para a PSP, pe. Arménio, Capelão Adjunto para a Guarda Nacional Republicana, pe Jorge Almeida, Vigário Judicial Castrense, pe. Benjamim, capelão do HFAR, polo do Porto, pe. António Borges, capelão da Academia Militar, pe. Licínio, capelão do Corpo de Fuzileiros, pe. Fernando Monteiro, capelão do RAAA1, pe Ricardo, capelão do Regimento dos Comandos e o pe. Jorge Matos, capelão Aposentado.

A próxima reunião ficou marcada para o dia 22 de setembro de 2021.