Crismas e Batismos no Estabelecimento Prisional Militar em Tomar
Hoje, dia 17 de abril, o Estabelecimento Prisional Militar em Tomar foi visitado por D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa e Administrador Apostólico da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança.
O responsável católico presidiu a uma Celebração, na Igreja de Santa Maria dos Olivais, durante a qual foram administrados 11 Crismas e 2 Batismos.
A cerimónia contou com a presença do Comandante, Segundo Comandante e Adjunto do Comandante do EPM, familiares dos crismandos, militares e funcionários civis da Unidade.
A animação litúrgica ficou a cargo do Grupo Coral da Paróquia.
Na sua homilia, D. Rui Valério estabeleceu uma analogia entre a figura de Jesus Cristo na cruz e o Sacramento do Batismo.
“Assim como do lado ferido de Jesus na cruz jorrou sangue e água, simbolizando o Batismo, também do seu último suspiro na cruz surgiu o Sopro do Espírito Santo, que dá vida aos crentes.”
O Patriarca de Lisboa destacou que tal como o exercício físico fortalece o nosso corpo, a Eucaristia fortalece a nossa alma e nos ajuda a crescer na fé e na vida cristã.
D. Rui Valério também enfatizou o papel da Eucaristia na nossa caminhada de fé. Ao recebermos o Corpo e o Sangue de Cristo, somos unidos a Ele e à sua força vivificante. “A Eucaristia alimenta a nossa vida espiritual e nos dá a força necessária para enfrentar os desafios e provações que encontramos no nosso caminho.”
O Patriarca concluiu a sua homilia exortando os presentes a abraçarem a fé e a viverem de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo, transmitindo essa força do Espírito aos outros. Ao fazê-lo, afirmou D. Rui Valério, encontraremos a verdadeira liberdade e a verdadeira felicidade.