Hoje a Igreja de Santa Maria de Belém, nos Jerónimos, encheu-se para uma sentida Homenagem das Forças Armadas e das Forças de Segurança ao Sr. D. Manuel Linda, Bispo eleito do Porto, por ocasião da sua despedida.

Na Missa de Acção de Graças estiveram presentes o Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestello, o Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dr. Fernando Frutuoso de Melo, a Assessora Militar de Sª Ex.ª o Presidente da República, Coronel Diná Azevedo, o Secretário-Geral da Defesa Nacional, Dr. João Ribeiro, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo, o Chefe de Estado-Maior do Exército, General Frederico Rovisco Duarte, o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Mendes Calado, o Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente General Manuel da Silva Couto, o Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, Superintendente-Chefe Luís Farinha, o Inspetor-geral da Defesa Nacional, Major-General Esperança da Silva, o Diretor-geral de Recursos da Defesa Nacional, Dr. Alberto Coelho, a Chefe de Gabinete do Ministro da Defesa Nacional, Drª Maria João Sanches de Azevedo Mendes, a Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Drª Maria Cristina Xavier Castanheta, o Dr. Manuel Araújo em representação do diretor da Polícia Judiciária Militar e a Diretora do Mosteiro dos Jerónimos, Drª Isabel Cruz de Almeida.

Na Homilia e a partir da Liturgia do Dia, o sr. Bispo invocou para a necessidade de combatermos a fome no mundo seguindo o exemplo de Cristo que nos ensina a partilhar. “Não podemos tolerar este escândalo e como Jesus, o único Salvador, devemos refutar a fome, porque é indigna do ser-humano.”

Depois, partindo do sentimento de Gratidão, que não deve ser apenas um simples hábito social ou um código linguístico, foi explicando, já visivelmente comovido, as razões que devem levar as Forças Armadas e as Forças de Segurança a dizer um Obrigado à Sociedade e esta àquelas e de ele próprio ter o dever de Agradecer a ambas e a Deus por o ter colocado em relação com elas: “E digo ainda um obrigado a Deus que me colocou num setor, posso dizê-lo com emoção, só me deu muita alegria”.

Terminou apelando a todos os presentes, Militares e Forças de Segurança que continuassem fiéis aos princípios e valores que sempre os nortearam.

No fim da cerimónia o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Almirante António Ribeiro, depois de agradecer o privilégio de o meio Castrense o ter tido como Bispo, leu uma Mensagem de Sua Excelência o Presidente da República e ofereceu-lhe uma Imagem de S. José.

A Celebração contou com uma Guarda de Honra ao Altar constituída por cadetes dos três Ramos das Forças Armadas e das Forças de Segurança e a Animação Litúrgica esteve a cargo do Coro da Marinha. Os Toques de Homenagem aos Mortos foi executado pela Fanfarra do Exército e os principais Órgãos das Forças Armadas e das Forças de Segurança estavam representados pelos seus Estandartes.

Com o Sr. Bispo estavam presentes os Diáconos Permanentes do Ordinariato e concelebraram o Vigário Geral do Patriarcado de Lisboa e um grande número de Capelães Militares.

A entrada solene na diocese do Porto acontece no dia 15, este domingo, pelas 16h00, no dia em que D. Manuel Linda completa 62 anos de idade.