Estamos na quaresma e é sexta-feira, dia consagrado à celebração da Via Sacra.
Hoje o caminho do Calvário não está tanto nas nossas comunidades ou paróquias, mas é Portugal e o mundo.
Jesus continua a transportar a Cruz do sofrimento e cada um de nós vive esta hora numa profunda comunhão com Ele. Celebrar a Via Sacra oferece-nos a graça de estar com quem sofre, com Cristo e com os irmãos.
Por isso convido-vos para que, em todas as sextas-feiras da Quaresma, estejamos unidos espiritualmente, às 15h00, a celebrar e a meditar nas Estações da Via Sacra. Unidos a Cristo que carrega a Cruz, nós estaremos mais unidos, mais próximos uns dos outros.
VIA SACRA
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Amen.
Oração
Senhor Jesus, Salvador da humanidade, Libertador dos oprimidos, Redentor dos pecadores, Médico dos enfermos, Esperança dos desanimados, socorrei-nos e salvai-nos para, convosco e auxiliados pela vossa misericórdia e graça, caminhemos na estrada da prova, revivendo o caminho da Vossa gloriosa Cruz, rendendo graças e louvores ao Pai pela infinita bondade com que nos ama e protege, em comunhão no Espírito convosco e com os irmãos. Amen!
I ESTAÇÃO
Jesus é condenado à morte por Pilatos
Do Evangelho segundo São Mateus
Tomando a palavra, o governador inquiriu: «Qual dos dois quereis que vos solte?» Eles responderam: «Barrabás!» Pilatos disse-lhes: «Que hei-de fazer, então, de Jesus chamado Cristo?» Todos responderam: «Seja crucificado!» Pilatos insistiu: «Que mal fez Ele?» Mas eles cada vez gritavam mais: «Seja crucificado!» Pilatos, então, soltou-lhes Barrabás. Quanto a Jesus, depois de o mandar flagelar, entregou-O para ser crucificado.
Pai Nosso, Avé Maria, Glória
II ESTAÇÃO
Jesus carrega a Sua Cruz
Do Evangelho segundo São Mateus
Depois de O terem escarnecido, tiraram-Lhe o manto, vestiram-Lhe as suas roupas e levaram-No para ser crucificado.
Pai Nosso, Avé Maria, Glória
III ESTAÇÃO
Jesus cai pela primeira vez
Do Livro do profeta Isaías
O servo cresceu diante do SENHOR como um rebento, como raiz em terra árida, sem figura nem beleza. Vimo-lo sem aspeto atraente, desprezado e abandonado pelos homens, como alguém cheio de dores, habituado ao sofrimento, diante do qual se tapa o rosto, menosprezado e desconsiderado.
Pai Nosso, Avé Maria, Glória
Cântico:
O Senhor é a minha força, ao Senhor o meu canto.
Ele é nosso salvador.
Nele eu confio e nada temo, nele eu confio e nada temo.
IV ESTAÇÃO
Jesus encontra a Sua Santa Mãe
Do Evangelho segundo São Lucas
Simeão abençoou-os e disse a Maria, Sua mãe: «Este Menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma. Assim hão-de revelar-se os pensamentos de muitos corações.»
Pai Nosso, Avé Maria, Glória
V ESTAÇÃO
Jesus recebe socorro de Simão para carregar a Cruz
Do Evangelho segundo São Marcos
Para Lhe levar a cruz, requisitaram um homem que passava por ali ao regressar dos campos, um tal Simão de Cirene, pai de Alexandre e de Rufo. E conduziram-n’O ao lugar do Gólgota, que quer dizer ‘lugar do Crânio’.
Pai Nosso, Avé Maria, Glória
VI . ESTAÇÃO
Verónica enxuga a Face de Jesus
Do Livro do profeta Isaías
Assim como muitos ficaram espantados diante dele ao verem o seu rosto desfigurado e o seu aspecto disforme, agora fará com que muitos povos fiquem bem impressionados.
Pai Nosso, Avé Maria, Glória
VII ESTAÇÃO
Jesus cai pela segunda vez sob o peso da Cruz
Do Livro do profeta Isaías
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas perdidas, cada um seguindo o seu caminho. Mas o SENHOR carregou sobre Ele todos os nossos crimes.
Pai Nosso, Avé Maria, Glória
VIII ESTAÇÃO
Jesus fala às mulheres de Jerusalém
Do Evangelho segundo São Lucas
Seguiam Jesus uma grande multidão de povo e umas mulheres que batiam no peito e se lamentavam por Ele. Jesus voltou-Se para elas e disse-lhes: «Filhas de Jerusalém, não choreis por Mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos. (…) Porque, se tratam assim a árvore verde, o que não acontecerá à seca?»
Pai Nosso, Avé Maria, Glória
IX ESTAÇÃO
Jesus cai pela terceira vez sob o peso da Cruz
Do Livro do profeta Isaías
O Senhor foi maltratado, mas humilhou-Se e não abriu a boca, como um cordeiro que é levado ao matadouro, ou como uma ovelha emudecida nas mãos do tosquiador. Sem defesa nem justiça, levaram-n’O à força.
Pai Nosso, Avé Maria, Glória
X ESTAÇÃO
Jesus é despojado de Suas vestes
Leitor: Do Evangelho segundo São Lucas
Então, os soldados disseram uns aos outros: «Não a rasguemos; tiremo-la à sorte, para ver a quem tocará.» Assim se cumpriu a Escritura, que diz: Repartiram entre eles as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. E foi isto o que fizeram os soldados.
Pai Nosso, Avé Maria, Glória
XI ESTAÇÃO
Jesus é pregado na Cruz
Do Evangelho segundo São Lucas
Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, crucificaram-No a Ele e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. Jesus dizia: «Perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem»
Pai Nosso, Avé Maria, Glória
XII ESTAÇÃO
Jesus morre na Cruz
Do Evangelho segundo São João
Jesus disse: «Tenho sede!» Havia ali uma vasilha cheia de vinagre. Então, ensopando no vinagre uma esponja fixada num ramo de hissope, chegaram-Lha à boca. Quando tomou o vinagre, Jesus disse: «Tudo está consumado». E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. (…) Ao chegarem a Jesus, vendo que já estava morto, não Lhe quebraram as pernas. Porém um dos soldados trespassou-Lhe o peito com uma lança e logo brotou sangue e água. Aquele que viu estas coisas é que dá testemunho delas e o seu testemunho é verdadeiro. E ele bem sabe que diz a verdade, para vós crerdes também.
Pai Nosso, Avé Maria, Glória
XIII ESTAÇÃO
Jesus é descido da Cruz
Do Evangelho segundo São Lucas
José de Arimateia, descendo-O da cruz, envolveu-O num lençol e depositou-O num sepulcro talhado na rocha, onde ainda ninguém tinha sido sepultado
Pai Nosso, Avé Maria, Glória
XIV ESTAÇÃO
Jesus é sepultado
Do Evangelho segundo São João
Depois disto, José de Arimateia, que era discípulo de Jesus, pediu a Pilatos que lhe deixasse levar o corpo de Jesus. E Pilatos permitiu-lho.
Veio, pois, e retirou o corpo. Nicodemos apareceu também trazendo uma mistura de perto de cem libras de mirra e aloés. Tomaram então o corpo de Jesus e envolveram-no em panos de linho com os perfumes, segundo o costume dos judeus. No sítio em que Ele tinha sido crucificado havia um horto e, no horto, um túmulo novo, onde ainda ninguém tinha sido sepultado. Como para os judeus era o dia da Preparação da Páscoa e o túmulo estava perto, foi ali que puseram Jesus.
Pai Nosso, Avé Maria, Glória
ORAÇÃO FINAL
Protegei-me, ó Deus! Em Vós me refugio. Vós sois a minha parte de herança e o meu cálice, nas vossas mãos está a minha vida. Tenho-Vos sempre diante dos olhos, como meu Senhor, estais à minha direita, não poderei vacilar. Por isso, se alegra o meu coração e exulta a minha alma, e também o meu corpo repousa em segurança. Não abandoneis a minha vida na morada dos mortos nem deixeis que o vosso servo conheça a sepultura. Mostrar-me-eis o caminho da vida, alegria plena na vossa presença, doçura sem fim à vossa direita. Amen. (cf. Salmo 15).