No passado dia 27 de maio, os Militares e Civis do Regimento de Cavalaria nº 3 de Estremoz, fizeram a pé mais um troço dos chamados “caminhos de Santiago” do interior alentejano, ligando a freguesia de Santo Amaro até à Vila de Fronteira. A Igreja Matriz foi o ponto de chegada dos peregrinos, numa extensão de cerca de 15km.
Esta caminhada vem na sequência de outras já realizadas em anos anteriores e que tem culminado sempre com a celebração da Eucaristia.
Tendo em conta a situação pandémica, o evento foi realizado de acordo com as normas emanadas pela DGS e contou com a participação de militares e funcionários civis do RC3, a que se juntaram diversas entidades convidadas.
No final da jornada o Comando do Regimento e os peregrinos/caminheiros, foram recebidos por S. Exa Reverendíssima o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério, pelo Exmo. Presidente da Câmara de Fronteira, Dr. Rogério Silva, pelo Pároco Cónego Júlio Roxo, pelo Capelão Adjunto do Exército Coronel António Loureiro e pelo Capelão da Unidade, Coronel Jorge Matos, e demais autoridades locais que se quiseram juntar a esta receção.
Seguiu-se a celebração Eucarística na Igreja Matriz de Fronteira, presidida pelo prelado que, na homilia da Missa, destacou a importância dos valores morais e da Identidade Nacional, que se vive no seio das Forças Armadas e nas Forças de Segurança. No final da Eucaristia, o Pároco presenteou o senhor Bispo com uma imagem de Nossa Senhora da Vila Velha, muito venerada nesta localidade pelo povo de Fronteira. Animou a Eucaristia um pequeno grupo de senhoras da paróquia juntamente com o seu Pároco.
Após o almoço volante que o RC3 serviu num local muito aprazível, junto da ribeira da localidade, o Município de Fronteira ofereceu uma visita guiada ao Centro Interpretativo da Batalha de Atoleiros, onde foi destacada a liderança de São Nuno de Santa Maria.
No final de mais uma caminhada, ficou o desejo de se poder continuar a realizar atividades desta natureza que constituem sempre um momento de maior camaradagem, coesão de grupo e espírito de corpo, que norteia a vida dos militares daquela Unidade.
Os organizadores agradecem a D. Rui Valério, ao Município de Fronteira, ao Pároco e à Paróquia da Vila, por todo o apoio prestado aos Militares do RC3.