Dia 9 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Educação Católica
Nesta data, e por ocasião dos 25 anos da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé publicou uma mensagem para celebrar e refletir sobre a importância da educação católica.
No documento são endereçadas palavras de agradecimento aos alunos que frequentam as escolas católicas, destacando-os como a razão de ser dessas instituições e os destinatários privilegiados dos valores católicos. A família também é mencionada e agradece-se aos pais por acreditarem numa educação fundamentada nos valores evangélicos.
Os responsáveis pelas congregações religiosas, escolas diocesanas e associações privadas de fiéis também são mencionados, encorajando-os a continuar a manter as escolas católicas abertas e em funcionamento, apesar das dificuldades. Reconhece-se a sua importância em relação à missão da Igreja e como espaços eclesiais.
A mensagem relembra a criação da APEC em 1998, por iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), com o objetivo de reunir todas as escolas católicas e promover a comunhão e a partilha em torno de uma identidade comum. A APEC é elogiada pelo seu papel na evangelização e na promoção da identidade e missão das escolas católicas, além de estimular a colaboração e a cooperação entre elas.
A mensagem destaca os desafios futuros da Educação Católica num mundo cada vez mais secularizado. É enfatizada a importância de viver intensamente a identidade e missão das escolas católicas, adaptando-as ao contexto em mudança. Também são mencionadas questões como a diminuição das vocações religiosas e a necessidade de lideranças fortes e estáveis.
Termina manifestando confiança em Maria e com uma exortação para que as escolas católicas promovam a síntese entre fé, cultura e vida, colocando a pessoa humana no centro.