O “Domingo da Palavra de Deus”, instituído pelo Papa Francisco na carta apostólica ‘Aperuit illis’ (Abriu-lhes o entendimento), foi celebrado ontem, 26 de janeiro, III Domingo do Tempo Comum, na Igreja da Memória, Sé Catedral da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

Foi no dia 30 de setembro que Papa Francisco anunciou a instituição de um “Domingo da Palavra de Deus”, celebração anual nas comunidades católicas que visa promover a “familiaridade” com a Bíblia.
“A Bíblia não pode ser património só de alguns e, menos ainda, uma coletânea de livros para poucos privilegiados”, escreve, na carta apostólica ‘Aperuit illis”.

“O dia dedicado à Bíblia pretende ser, não ‘uma vez no ano’, mas uma vez por todo o ano, porque temos urgente necessidade de nos tornar familiares e íntimos da Sagrada Escritura e do Ressuscitado, que não cessa de partir a Palavra e o Pão na comunidade dos crentes”, precisa o Papa.

Presidiu à Eucaristia, participada por cerca de 250 fiéis, D. Rui Valério, Ordinário Castrense para Portugal, e concelebraram o Vigário Geral Castrense, pe. José Ilídio, e o Capelão da Igreja da Memória, pe. António Borges da Silva.