O Exército Português comemorou o seu Dia Festivo, com a realização de uma Evocação e Homenagem a D. Afonso Henriques, Patrono do Exército Português e a Celebração da Eucaristia na Igreja de Santa Cruz, na cidade de Coimbra. Presidiu a esta comemoração, SExia o Chefe do Estado Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca.

Esta data comemorativa, evoca a tomada de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, que sob o seu comando, nas diversas batalhas travadas, lutaram e conquistaram a independência de Portugal.

Momento significativo desta Homenagem, está no simbolismo do ritual da colocação da espada de D. Afonso Henriques junto do seu túmulo, bem como uma coroa de flores.

A Eucaristia, foi presidida pelo P. Jorge Matos, Capelão Adjunto do Exército e concelebrada pelos Vigário Geral da Diocese de Coimbra, Capelão da BrigInt e Capelão da GNR local, que, na homilia, fez referência aos grandes valores que devem nortear os militares e a sociedade em geral, sublinhou a figura de S. Paulo para que, como ele, pudéssemos sentir a alegria de viver a vida de cada dia na graça de Deus e no cumprimento dos nossos deveres humanos e cristãos, contando sempre com a ajuda do nosso Deus, que nunca nos abandona. Referiu ainda o apelo feito na leitura do Evangelho, a que fossemos bons administradores dos nossos bens, a estarmos sempre atentos e vigilantes como “soldados” no seu posto de vigilância, para que os inimigos não nos vençam e destruam aquilo que com tanto amor e dedicação, soubemos construir em favor do nosso povo e da nossa Pátria.

Esta cerimónia evocativa contou com a presença de diversas entidades militares, civis e religiosas, dando assim relevo e a importância devida, à Homenagem que o Exército Português pretendeu fazer ao nosso primeiro rei de Portugal.

Pe.Jorge Matos