Decorreu hoje, dia 17 de dezembro, a Festa de Natal no Regimento de Cavalaria Nº3, em Estremoz.

Mesmo em tempo de pandemia o Natal é sempre Natal, é um momento que marca profundamente a vida das pessoas, congregando as famílias para a celebração das tradições populares, culturais e religiosas.

Também o RC3 quis ser fiel a esta tradição, congregando a “família militar” para a vivência do espírito natalício nas diversas atividades que foi possível organizar, tendo em atenção as normas da DGS.

Assim, o dia começou com a avaliação dos cinco presépios a concurso, feitos pelos militares da Unidade, após a qual se seguiu a celebração da Eucaristia, presidida pelo capelão Jorge Matos.

A sala do Capítulo foi o local escolhido para a cerimónia litúrgica, por ser um local mais amplo, e a animação esteve a cargo de um Grupo Coral composto por militares da Unidade.

O celebrante refletiu sobre a necessidade de testemunhar a Luz e a Paz que o Deus-Menino nos veio trazer, e de se anunciar essa Luz, tal como João Batista, proclamando que Ele está presente no meio de nós.

Referiu que apesar dos receios e incertezas que esta pandemia provoca, “temos que ter mais coragem, mais confiança e mais esperança na realização dos nossos projetos, das nossas atividades diárias, sem esquecer aqueles que neste tempo mais precisam da nossa ajuda, tanto material como espiritual.” A este propósito é necessário sublinhar que o RC3 tem colaborado em ações de solidariedade junto da Conferência Vicentina de Estremoz, nomeadamente através de géneros alimentares.

Depois do almoço convívio foram atribuídos diplomas aos presépios melhor classificados e entregues aos pais umas prendas para os seus filhos, pois este ano não foi possível contar com a participação das crianças neste dia de festa.

Desta forma se sentiu o Natal no RC3, em Estremoz.