A cerimónia aconteceu no passado dia 10 de outubro.

D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, esteve presente acompanhando o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho, a Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Professora Doutora Catarina Sarmento e Castro, o Chefe de Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, o Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Chito Rodrigues, entre outras entidades civis e militares Portuguesas e Francesas.

 

Na cerimónia o Bispo Castrense proferiu uma oração em Homenagem a todos aqueles que, no combate, deram a sua vida ao serviço da Pátria.
Os trabalhos de restauração do monumento e de 44 campas de combatentes portugueses, foram acompanhados pelo Adido de Defesa junto da Embaixada de Portugal em Paris e resultaram de uma colaboração entre o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) e a Liga dos Combatentes, com o objetivo de devolver àquele monumento e campas, a sua dignidade.
 

Em consequência da sua idade e da exposição às condições climáticas, agravadas pela proximidade ao mar, este monumento, inaugurando em 1938, já se encontrava muito degradado e a necessitar de obras de beneficiação.