É já uma tradição que não se interromperá: em Viseu, aqueles que se devotam à causa pública sabem encontrar-se uns com os outros e com Deus.

No dia 14 de Março, na Sé, celebrou-se a «comunhão pascal» do Regimento de Infantaria Nº 14, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Liga dos Combatentes, Instituto de Acção Social das Forças Armadas, Associação dos Deficientes das Forças Armadas, Polícia Municipal e Guarda Prisional. Todo um conjunto de instituições, diversas no seu âmbito e finalidades, mas portadoras de um denominador comum: cumprir missões que a sociedade lhes impõe em prol do bem comum.

Porque esta celebração constituiu, também, o envio de uma numerosa Missão de Paz para o Afeganistão, D. Manuel Linda, que presidiu, ressaltou a tónica do sacrifício pessoal para que os outros tenham vida tranquila e com o mínimo de qualidade: “Para um cristão, o fundamento ético colhe-se no exemplo de Jesus Cristo. Ele dá-Se todo, incluindo o sangue e a vida. Também vós, caros servidores do social, sois chamados a uma doação que certamente não suporá o sangue, mas pressupõe a amabilidade, a simpatia, a preocupação e, fundamentalmente, a defesa da vida e da dignidade de cada pessoa. Com especial preocupação pelos mais débeis, pelos que, por si, não têm capacidade de fazer valer os seus direitos, tais como os migrantes, refugiados, velhinhos, pobres, portadores de deficiência, etc.”.

No final, D. Manuel Linda benzeu uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que acompanhará este contingente e foi entregue ao Comandante da Força.

O Coro foi constituído por militares do RI14. Concelebraram vários sacerdotes. É Capelão do Regimento o P. José Marcelino Pereira.