naval1a

No ano passado recuperou-se uma tradição interrompida há mais de uma década. E valeu a pena.

A 26 de Outubro, realizou-se o encontro dos alunos do primeiro ano dos Estabelecimentos Superiores de Ensino Militar e Policial, ocorrência promovida pela assistência religiosa. Estiveram presentes praticamente todos os novos alunos da Escola Naval, Academia Militar (Exército e Guarda), Academia da Força Aérea e Instituto Superior de Ciência Policiais e Segurança Interna, bem como os seus Comandantes e Comandantes dos Corpos de Alunos, Comandantes de Companhias, alguns docentes e todos os capelães desses estabelecimentos de ensino e Capelães Adjuntos.

Após as boas-vindas dadas pelo 2º Comandante da Escola Naval, procedeu-se a um momento de oração de invocação do Espírito de Deus para o percurso académico que agora se inicia. Na reflexão, D. Manuel Linda apontou três razões para este evento: pedir a assistência divina, conhecimento mútuo e contacto com o serviço das capelanias. A propósito deste tema, afirmou: “Nenhum de nós é obrigado a ter uma religião ou a seguir esta ou aquela. Mas mal de nós se a nossa vida não for modelada por uma ética sólida e inegociável! Um verdadeiro Comandante é aquele que se impõe pela sua autoridade moral. Por isso, não chega que, científica e culturalmente, os vossos cursos sejam os melhores: importa compenetrar a vossa formação com a mais nobre e elevada sensibilidade ética. Pois bem, caros cadetes: tende a certeza de que as religiões em geral e a católica em particular, oferecem as bases sólidas para a edificação desse edifício ético que deve dar forma à vossa vida. As Capelanias das vossas Escolas querem colaborar nesse projecto: aproveitai-as”.

Depois desta sessão, superiormente abrilhantada por um quinteto de músicos da Banda da Marinha, seguiu-se o jantar e, no final, um pequeno trabalho de grupos. Pelas opiniões expressas, estes encontros são de grande importância. Como tal, para continuarem no futuro.

naval1

naval2