Reuniu-se hoje, dia 15 de março, a Equipa Sinodal da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança

Inquérito Sinodal – balanço, propostas de ação e outros assuntos motivaram esta reunião com vista a preparar o Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, com o tema ‘Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’ e a 16ª assembleia geral que vai decorrer em outubro de 2023, e é precedida por um processo de consulta com assembleias diocesanas e continentais.

Depois da oração inicial D. Rui Valério passou a palavra ao Pe. Leonel, Coordenador da Equipa, para que expusesse um resumo das respostas recebidas até agora. Esta análise foi completada com uma apresentação do Pe. Fernando Monteiro, Capelão do RAAA1 e delegado do Ordinariato na Comissão Episcopal da cultura, bens culturais e comunicação social.

O Inquérito, já divulgado na página e no Facebook do Ordinariato, é dirigido a toda a comunidade das Forças Armadas e de Segurança de Portugal e a todos os interessados, para se poder discernir, todos juntos como povo de Deus, sobre o papel da Igreja no mundo de hoje: “o mundo, em que vivemos e que somos chamados a amar e servir mesmo nas suas contradições, exige da Igreja o reforço das sinergias em todas as áreas da sua missão”, ouvindo a voz, os sentimentos e pensamentos sobre a Igreja.

Os membros da Equipa, diante dos resultados apresentados, expuseram depois as suas opiniões e propostas para uma maior participação de todos nesta atividade, ainda pouco divulgada pelas U/E/Os das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

A realidade da guerra que agora enfrentamos fez com  que D. Rui Valério colocasse sobre a mesa a proposta de um momento de oração pela paz na Ucrânia orientada por esta Equipa Sinodal, envolvendo toda a Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança – a par de tantas outras iniciativas de ajuda humanitária já realizadas e ainda em curso.

A equipa de leigos da caminhada sinodal, que se reuniu hoje via zoom e que tem como coordenador o padre Leonel Castro, é constituída por um elemento de cada ramo das Forças Armadas – Marinha, Força Aérea e Exército – e das Forças de Segurança – GNR e PSP: Tenente-General Joaquim Almeida, Coronel Paulo Pereira Zagalo, Superintendente-Chefe Pedro Lopes Clemente, Capitão-Tenente Mariana Cirne de Vasconcelos Araújo de Brito e 1º Sargento André Justino Leandro.

A próxima reunião ficou marcada para o dia 22 de abril.