No final da catequese, dois adolescentes queriam entender melhor a mensagem daquela aula e abordaram o padre responsável pelos jovens da igreja:
– Sr. Padre, a Bíblia diz que devemos ser cheios do Espírito Santo, mas nós estamos com uma dúvida: “Como é que uma pessoa se pode encher do Espírito Santo? Como se faz isso?”
O padre, então sorriu para aqueles jovens e disse:
– Vamos fazer o seguinte: vamos até à dispensa da igreja para apanhar um coador. Depois, vão até o rio e encham esse coador com água. Quando conseguirem, terão a resposta.
Duvidosos, questionaram o padre:
– Coador? Rio? O que quer dizer com isso? Está a brincar?
Os jovens continuaram incrédulos, mas foram até o rio que ficava próximo da igreja. Lá, eles tentaram diversas vezes, mas não conseguiram pensar em nenhuma maneira de encher o coador de água. Então, disseram:
– Não conseguimos! Vamos embora, senão passamos a tarde inteira aqui, a tentar encher o coador.
Um dos adolescentes, porém, discordou e decidiu insistir:
– O desafio está feito e eu não quero voltar para a igreja sem uma resposta. Quero saber como as pessoas podem ficar cheias do Espírito Santo!
Então, ele ficou a pensar numa estratégia para conseguir encher aquele coador com água. Horas mais tarde, o padre foi até a margem do rio e encontrou o jovem. Ele mergulhava o coador e levantava, várias e várias vezes. Ao ver o padre, o adolescente falou com o semblante muito triste:
– Sr. padre… Quando eu coloco o coador na água, ele até fica cheio, mas quando eu tiro, esvazia. É impossível mantê-lo cheio, não dá!
Com o mesmo sorriso de horas atrás, o padre disse àquele rapaz:
– Pronto, encontras-te a resposta! Só conseguirás manter o coador cheio quando permaneceres com ele mergulhado na água.
Já impaciente, o jovem replicou:
– Mas o que isso tem a ver com ser cheio do Espírito Santo?
O padre respondeu:
– Nós somos o coador e a água do rio é o Espírito Santo. Só conseguirá ser cheio aquele que permanecer mergulhado Nele!
Servir ao próximo em todas as circunstâncias, imitando o exemplo Dele!