Peregrinação ao santuário conta com bispos e vigários empenhados no setor em países lusófonos.

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes na Peregrinação Militar Nacional ao Santuário de Fátima pedindo que vejam no outro uma “pessoa dotada de dignidade criada por Deus à sua imagem”. “Nunca se cansem de pensar que cada um é imensamente sagrado e merece o nosso afeto e a nossa dedicação. Deus criou-nos como uma esperança para os outros, uma esperança real”, afirmou o Papa numa mensagem enviada a D. Manuel Linda e lida após a saudação da Missa pelo núncio apostólico em Lisboa, D. Rino Passigato.

Francisco pediu aos militares que mesmo “imersos” numa lógica de guerra “nunca cedam à tentação” de considerar o outro só como inimigo e a ser destruído porque é uma “pessoa dotada de dignidade criada por Deus à sua imagem”. Com uma “saudação grata e encorajadora”, o pontífice argentino observou que Fátima é um lugar “de paz e perdão” onde se torna “mais fácil ouvir a mensagem do Pai do céu” que chama os seus filhos e filhas “à reconciliação com ele e com os irmãos”.

Acolher esta chamada é proveitoso e necessário pois o contexto de guerra ou guerrilha para que são preparados, e onde tantas vezes morrem, é em si mesmo desumanizador”, acrescentou Francisco, constatando parecer que o mundo “se recusa a aprender” com os seus próprios erros “causados pela lei do terror”. Para o Papa é precioso “resgatar a alma das algemas que a prendem e o coração dos sentimentos que petrificam” e quando todos os meios humanos parecem falhar as pessoas voltam-se para Deus, “o único capaz de transformar um coração de pedra num coração de carne”.

O Papa Francisco que concluiu a mensagem com a sua “bênção apostólica” a todos que participam na Peregrinação Militar Nacional ao Santuário de Fátima.

Como novidade este ano, a peregrinação de dois dias que terminou esta manhã com a Eucaristia contou com a presença de 14 bispos e vigários gerais provenientes da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa e da NATO, que acompanham nos seus meios o setor militar e policial.

JCP/CB (Agência Ecclesia)

EIS O TEXTO INTEGRAL DA MENSAGEM (clicar no título e, de seguida, novamente na ligação)):

Mensagem1

Mensagem2