Lisboa acolhe duas tradicionais procissões em louvor de Nossa Senhora da Saúde: a Procissão das Velas e a Procissão de Nossa Senhora da Saúde.
A Procissão das Velas realiza-se no dia 4 de maio, com início às 20h30, da Capela de Nossa Senhora da Saúde. O percurso, com cerca de 1.600 metros, inclui as seguintes ruas: Rua da Mouraria, Rua dos Cavaleiros, Rua Marquês de Ponte de Lima, Largo da Rosa, Rua da Farinha, Rua de S. Cristóvão, Rua do Regedor, Largo Adelino Amaro da Costa, Rua da Madalena, Poço do Borratem, Rua do Arco do Marquês de Alegrete, Largo do Martim Moniz, Rua da Palma, Travessa Nova de S. Domingos, Igreja de São Domingos.
A Procissão de Nossa Senhora da Saúde realiza-se no dia 5 de maio, com início às 16h00, da Capela de Nossa Senhora da Saúde. O percurso, também com cerca de 1.600 metros, inclui as seguintes ruas: Rua do Benformoso, Travessa do Benformoso, Rua da Palma, Rua Dom Duarte, Praça da Figueira, Rua dos Condes de Monsanto, Poço do Borratem, Rua do Arco do Marquês de Alegrete, Capela de Nossa Senhora da Saúde.
As procissões contam com a participação de representantes de diversas Irmandades e Ordens religiosas de Lisboa, bem como de militares dos três Ramos das Forças Armadas, da Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, organizações e associações cívicas e religiosas.
A Procissão de Nossa Senhora da Saúde, conhecida como a dos artilheiros de S. Jorge, prometeram erigir uma capela se fossem poupados à doença. A capela foi construída e a procissão realizada pela primeira vez em 1570.
A procissão é uma das mais antigas e genuínas da cidade, incorporando elementos militares e civis. Conta com a presença de centenas de militares, bandas militares e representantes de diversas organizações. Além da imagem de Nossa Senhora da Saúde, a procissão inclui os andores de Santa Ana, Santo António, Santa Bárbara, São Sebastião e São Jorge a cavalo.
As Festividades em Louvor de Nossa Senhora da Saúde são uma manifestação de fé popular e património imaterial da cidade de Lisboa.