A Missa de sufrágio pelos militares e elementos das Forças de Segurança que faleceram ao serviço do país foi realizada hoje, 7 de novembro, nos Jerónimos, em Lisboa. A cerimónia foi presidida por D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa e Administrador Apostólico da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

Para além de D. Rui Valério, estiveram também presentes o Núncio Apostólico, D. Ivo Scapolo, e o Cardeal D. Américo, Bispo de Setúbal. No final da missa, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, foi condecorado com a medalha da Ordem de São Gregório Magno, atribuída pelo Papa Francisco, pelos serviços prestados pelas Forças Armadas durante a Jornada Mundial da Juventude, que teve lugar em agosto em Lisboa.

Diversas autoridades militares e civis participaram também na celebração, incluindo o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Carlos Pires, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, o Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, superintendente-chefe Barros Correia, o chefe da Casa Militar da Presidência da República, Vice-Almirante Luís Carlos de Sousa Pereira, o Inspetor Geral da Guarda Nacional Republicana, General Goulão, representantes da Marinha e do Exército, e o Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente General Joaquim Chito Rodrigues.

Durante a celebração, uma Guarda de Honra ao Altar foi formada por cadetes dos três Ramos das Forças Armadas e das Forças de Segurança. A Animação Litúrgica ficou a cargo da Força Aérea.

A Missa de sufrágio teve como objetivo homenagear e recordar os militares e elementos das Forças de Segurança que perderam as suas vidas ao serviço do país. Foi um momento de reflexão e gratidão pela dedicação e sacrifício destes profissionais em prol da segurança e defesa de Portugal.