A condição militar não só não dificulta a vivência religiosa como até, muitas vezes, que a favorece.

No início de mais uma Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas, os cristãos são convidados a reconhecer o dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. As Cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer; que somos pó e que ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19) para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa para não mais perecer.
O 1 BIMec (R) FND/KFOR não quis deixar passar em claro este dia tão importante para os cristãos. Reunidos na capela do Campo Militar de Slim Lines, em Pristina, sentiram esse mesmo apelo à conversão, à mudança de vida, reconhecendo que, muitas vezes o Homem se afasta do caminho que conduz à Luz Verdadeira que é Jesus Cristo.
A escuta da Palavra, a imposição das Cinzas e a Comunhão Eucarística com certeza que derramou nos corações de todos os que participaram na Celebração a Força necessária para viverem em pleno estes 40 dias até à Páscoa.
Como “quem canta reza duas vezes”, o Grupo Coral respondeu ‘presente’ e lá esteve a ajudar a elevar o olhar para Deus.
Foi assim o primeiro dia da Quaresma para aqueles que longe honram Portugal e os portugueses nesta Missão de Paz no Kosovo.

P. Fernando Monteiro