O Mosteiro da Batalha abriu hoje as suas portas para acolher uma multidão imensa de mulheres e homens do Exército Português numa justa Homenagem a todas as Forças Nacionais Destacadas.
Recordou-se com emoção os militares que perderam a sua vida nessas Missões de Paz.
D. Rui Valério presidiu à Eucaristia e concelebraram Capelães que acompanharam essas Forças.
Na homilia, D. Rui Valério reconheceu que são os contextos extremos, como guerras, crises ou pandemias, que revelam o quanto as Forças Armadas são imprescindíveis para a salvaguarda dos alicerces da Nação, evidenciando, ainda, que as Forças Nacionais Destacadas assumiram a responsabilidade de manter acesa a chama da luta pela paz, expressando o seu agradecimento aos militares que, ao longo dos anos sucessivos, têm contribuído para o desenvolvimento de muitos países.
Estiveram presentes o Chefe de Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, o Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Raul Castro, o Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General Guerra Pereira, o Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Eduardo Mendes Ferrão, Oficiais Generais, Autarcas, Liga dos Combatentes e muitos Oficiais, Sargentos, Praças e Funcionários Civis de diversas Unidades, Estabelecimentos e Organismos das Forças Armadas e das Forças de Segurança.
A Celebração contou com uma Guarda de Honra ao Altar constituída por cadetes da Academia Militar e a Animação Litúrgica esteve a cargo da Banda do Exército (Porto) que de uma forma sublime auxiliou os presentes a elevar o espírito para o Alto.
Os Toques de Homenagem aos Mortos foi executado pela Fanfarra do Exército (Coimbra) e as U/E/Os do Exército estavam representados pelos seus Estandartes.
FOTOS: Exército Português