O Comando Territorial da GNR do Porto convidou todas as mulheres, militares e civis, que servem na Unidade nas diversas valências, para, no passado dia 8 de março, participarem numa simbólica homenagem a assinalar o Dia Internacional da Mulher.

A organização do evento esteve a cargo da Capitão Sandra Bessa, Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Penafiel.

A concentração das militares aconteceu nas instalações daquele aquartelamento, seguindo depois para o Santuário do Sameiro, edifício religioso construído em finais do século XIX e situado no ponto mais alto da cidade e um dos locais mais famosos e visitados da região.

No Santuário realizou-se o momento solene da Celebração da Palavra, presidido pelo Capelão, pe. Paulo Silva. Na cerimónia houve um salutar momento para os cânticos «Vede Senhor» e «O Essencial», à semelhança do já acontecido na celebração do ano transato, mas desta vez com espontaneidade das militares darem as suas mãos nos momentos de oração, o que criou um verdadeiro sentimento de comunhão. Este gesto, segundo o testemunho das participantes, ficará, decididamente, guardado na memória destas mulheres que em tantas ocasiões da sua vida, profissional e pessoal, necessitam dessa partilha de forças e fraquezas, onde reside toda a beleza e especificidade do género feminino, neste e em todos os dias em que são mulheres, amigas, mães, filhas e agentes de autoridade.

Houve ainda, para grande deleite de todos, um momento para vislumbrar o belo e romântico jardim que rodeia o Santuário, dotado de fontes, coreto, cruzeiro e alminhas de Nossa Senhora da Piedade, muito apreciado pela população local e por quem o visita.

De seguida as militares tiveram a oportunidade de participar numa Instrução de Krav Maga, ministrada pela equipa de intervenção cinotécnica de Penafiel, presidida pelo Comandante da Unidade, Coronel Manuel Carlos Afonso.

Seguiu-se o almoço, onde o Comandante dirigiu uma sentida alocução, com palavras de incentivo e agradecimento pelos trabalhos desenvolvidos na missão da Guarda. Na mesma ocasião lançou o desafio à militar estagiária, presente no local, que dirigisse umas palavras aos presentes. De forma exemplar ela soube transmitir o orgulho partilhado por todas em ser militar da Guarda, causando nas militares mais antigas o sentimento de garante do futuro da instituição.