A Unidade Especial de Polícia, em Belas, foi palco hoje das comemorações do 42.º aniversário do Grupo de Operações Especiais (GOE).
A cerimónia, presidida pelo Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, Superintendente-Chefe José Augusto de Barros Correia, contou com a presença de várias gerações de operacionais, num ambiente festivo e de elevada camaradagem.
O GOE foi criado em 1979 como a primeira força de polícia em Portugal com conhecimentos e formação específica em técnicas e táticas contraterroristas. A sua criação resultou da necessidade de dotar o país com uma unidade especializada no combate ao terrorismo, recorrendo-se a militares britânicos do 22.º Regimento Special Air Service (SAS) para a formação dos primeiros operacionais.
Durante a cerimónia, foram homenageados todos os polícias operacionais do GOE já falecidos, numa Missa presidida pelo Capelão da PSP, Padre Luís Leal, na Igreja de São Miguel Arcanjo, sediada na Quinta das Águas Livres.
O Diretor Nacional da PSP destacou o papel fundamental do GOE na garantia da segurança interna do país, louvando o profissionalismo, a dedicação e o espírito de sacrifício dos seus operacionais.