A Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança está muito empenhada em envolver os jovens militares nas Jornadas Mundiais da Juventude que se irão realizar em agosto de 2023.
Neste sentido D. Rui Valério, convocou este Grupo de trabalho JMJ23 para traçar um rumo a seguir para poder cativar os jovens para o evento.
Estiveram presentes o pe. António Borges da Silva, responsável pelo Comité Organizador Diocesano JMJ23, o pe. Ricardo Barbosa, membro do COD, o pe. Diamantino Teixeira, Capelão dos Pupilos do Exército, o pe. Joaquim Costa, Capelão da Academia da Força Aérea, o pe. Fernando Monteiro, Capelão do RAAA1 e dois jovens convidados por D. Rui Valério, Débora Duarte, Alferes do Exército, e Gonçalo Pereira, Agente da PSP.
Depois da oração inicial e da apresentação dos membros deste Grupo JMJ23, D. Rui partilhou a sua preocupação em mobilizar os jovens, principalmente no contexto pandémico que agora se vive.
Continuou explicando a razão do encontro, que seria propor um determinado caminho a seguir para poder implicar os jovens.
Perguntava se a proposta de itinerário seria exequível; pedia para se pensar em atividades envolventes e na organização de materiais informativos e formativos e para se propor um itinerário para os Símbolos das JMJ23, que serão acolhidos na Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança no dia 31 de novembro deste ano.
A intervenção dos participantes foi clara em exprimir as imensas dificuldades em implicar os jovens nas Jornadas.
Foram colocadas sobre a mesa várias propostas de atividades e iniciativas que poderiam ser postas em prática e para isso muito contribuiu a opinião dos dois jovens intervenientes, convidados pelo Bispo Castrense.