Patriarca de Lisboa reconhece serviço exemplar do Padre Benjamim de Sousa e Silva

No dia 6 de maio, o Patriarca de Lisboa e Administrador Apostólico da Diocese Castrense, D. Rui Valério, visitou o Hospital das Forças Armadas (HFAR), polo do Porto, para homenagear o Capelão Benjamim de Sousa e Silva.

O capelão Benjamim de Sousa e Silva deixará, no final deste mês, a função de capelão do HFAR, polo do Porto, após assumir o cargo de Capelão Adjunto para o Exército.

A homenagem contou com uma Missa presidida por D. Rui Valério e concelebrada pelo bispo emérito D.Januário Torgal Mendes Ferreira e por vários capelães. O Diretor do HFAR, Comodoro Médico Francisco Gamito Guerreiro, o Subdiretor da Direção de Serviços de Pessoal, Coronel Avelar, e o Subdiretor do Polo do Porto, Coronel Médico António Moura, estiveram presentes, assim como médicos, enfermeiros, auxiliares de saúde e utentes.

Na sua homilia, o Patriarca sublinhou a importância da colaboração com Deus na realização dos seus projetos. Ele enfatizou três dimensões dessa colaboração: disponibilidade para seguir os caminhos de Deus, capacidade de acolher e docilidade ao Espírito Santo. D. Rui Valério reconheceu essas dimensões na vida do Padre Benjamim como um exemplo de seu serviço como capelão militar.

A liturgia foi animada pela Fanfarra do Exército, destacamento de Coimbra, e pelo Coral da Brigada de Intervenção.

Após a Missa, foi realizado um almoço de homenagem ao Capelão Benjamim.