O retiro dos Capelães Militares previsto para ser em Fátima, de 17 a 21 de janeiro, foi anulado por razões relacionadas com a situação pandémica, e ainda pela legislação atualmente em vigor.

 
O último dia, ou seja a manhã de sexta-feira, era dedicado a um encontro geral de Capelães para abordar questões práticas, sempre oportunas e de grande utilidade.
 
Não sendo possível presencialmente este Encontro Geral de Capelães realizou-se hoje, dia 21 de janeiro, via Zoom.
 
Depois da oração inicial e das palavras introdutórias de D. Rui Valério foi passada a palavra ao pe. Leonel Castro, Coordenador da Equipa Sinodal, que fez uma apresentação sobre a importância da participação de todos os membros da Igreja na sua Missão e de todo o processo que conduziu a esta urgência de Diálogo – oportunidade para que os nossos Ramos , Unidades, Dioceses, se encontrarem, experimentarem e viverem juntas este caminho sinodal, descobrindo ou desenvolvendo instrumentos mais adequados ao seu contexto próprio e específico, para se tornarem um novo estilo de Igreja local e o ponto de situação desta Caminhada Sinodal.
 
Da sua apresentação surgiu depois uma partilha de opiniões, experiências e sugestões para uma melhor aplicação deste projeto sinodal na Diocese Castrense.
 
Seguiu-se depois o segundo ponto da agenda, Jornadas Mundiais da Juventude 2023, apresentado pelo Pe. Ricardo Barbosa, que abordou a proposta de Itinerário para o Ordinariato Castrense, concebido por D. Rui Valério, e da sua aplicação concreta na realidade da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança.
Sobre os Símbolos das Jornadas surgiu a informação que estarão sobre a responsabilidade do Ordinariato Castrense de 1 a 31 de dezembro de 2022.
 
Comissão de Proteção de Menores e Adultos vulneráveis foi o último tema abordado por D. Rui Valério.