A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que anda a visitar todas as Dioceses de Portugal, entra, também, num estabelecimento militar: precisamente na Brigada Mecanizada, no Campo Militar de Santa Margarida. É o Exército que recebe Nossa Senhora e é a Mãe que vem visitar os seus filhos militares.
Quando, em 2011, o Santuário de Fátima propôs à Conferência Episcopal o calendário para a visita da imagem peregrina aos mosteiros de clausura (em 2014/15) e às Dioceses (2015/16), no âmbito da preparação do centenário das aparições (2017), o actual bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança estava muito longe de imaginar que viria a ser nomeado para estas funções. Por isso, não competia a ele nem aos seus congéneres propor ao Santuário de Fátima que incluísse o Ordinariato Militar.
Porém, o zelo do actual capelão da BrigMec, P. António Joaquim Pinto Dias, conjugado com uma sábia perspectiva holística de comando, aberta às várias dimensões que constituem a pessoa, por parte de Sua Excelência o senhor MGEN Luís Nunes da Fonseca, Comandante desta Brigada, e a boa vontade das Paróquias vizinhas permitiram que tão ilustre visita possa entrar na porta de armas e lá permanecer durante umas horas.
Será no próximo dia 22 de Outubro. Por volta das 11h15, conta-se que a imagem dê entrada no Campo Militar. Junto à capela, para a receber, estarão Suas Excelências o Chefe de Estado-Maior do Exército, GEN Carlos António Corbal Hernandez Jerónimo, o MGEN Luís Fonseca, Comandante da BrigMec e o Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança. E, evidentemente, muitos fiéis militares e civis, bem como estrangeiros católicos que participam no exercício militar da NATO.
Espera-se pela Imagem Peregrina na escadaria. Logo que chegue, canta-se o “A 13 de Maio” e inicia-se a procissão com o andor de Nossa Senhora para o interior da igreja. No final da Eucaristia, os militares transportam o andor até à viatura e todos seguem atrás do andor a cantar “Uma prece final“.
Já está programada uma idade semelhante da imagem de Nossa Senhora à Base Aérea Nº 6 (Montijo), no dia 26 de Outubro e, possivelmente, à Marinha, em data a anunciar.