A 64ª Peregrinação Militar Internacional (PMI) a Lourdes arrancou hoje com a cerimónia de abertura na Basílica de São Pio X. Cerca de 15 mil militares de 40 países participam no evento, incluindo 150 portugueses.

A PMI deste ano tem como tema “… et que l’on y vienne en procession” – “… e que venham em procissão”, este tema reflete a importância da união e do ato de caminhar juntos.

Foi lida uma mensagem do Papa Francisco, na qual o Santo Padre manifestou a sua comunhão espiritual com os peregrinos e agradeceu a Deus por este encontro anual que permite construir laços de amizade, partilhar experiências e encontrar força na oração comum.

O Papa Francisco apelou aos peregrinos para que fortaleçam a certeza de que o amor é mais forte que o ódio e as divisões, e que desempenhem um papel insubstituível para o bem comum e para o serviço da paz no mundo.

O Santo Padre sublinhou que a peregrinação é uma oportunidade para renovar o compromisso batismal, encontrar Cristo e repensar a vocação militar na perspetiva da fé e do amor. É também uma experiência de fé que ajuda a descobrir a beleza de caminhar juntos e a cuidar dos companheiros de armas doentes e feridos, testemunhando o Evangelho nos locais para onde são enviados.

Confiou à misericórdia de Deus todos os soldados que morreram ao serviço da sua pátria ou em operações internacionais para a defesa da paz e concedeu a todos uma paterna Bênção Apostólica.

A PMI a Lourdes é a maior peregrinação militar a um Santuário Mariano e realiza-se este ano de 24 a 26 de maio.