Os sacramentos da Iniciação Cristã exprimem uma Igreja viva e dinâmica. E dizem muito do trabalho dos Capelães.
A 23 de Junho, realizou-se, na igreja de Nossa Senhora do Rosário, de Benfica –a igreja da Força Aérea- a habitual administração dos Sacramentos da Iniciação Cristã: Baptismo, Crisma e Eucaristia. Foram baptizados quatro adultos (três rapazes e uma menina) e confirmados vinte e sete fiéis (vinte e quatro do sexo masculino e três do feminino).
Presidiu D. Manuel Linda. Já que, nesse dia, se celebrava a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, centrou a homilia no que é ser Igreja à imagem de Cristo. Historiou a origem dessa celebração para acentuar: “Todas as metáforas do Antigo Testamento para referir o mistério de Deus são como que absorvidas pelo ensino de Jesus: «O meu Pai é também o vosso Pai». Deus é Pai porque nos ama ainda mais que os nossos pais da terra. Pois bem: se nós dizemos que é o coração que ama, esta representação de Jesus com o coração fora do peito, para que nos chame a atenção, exprime de forma sublime a essência de Deus. Deus é, de facto, o amor, o amor «louco», como diria S. Paulo. O amor que protege, ampara, desculpa, perdoa, anima, cativa. Vede, portanto, como respondereis na vossa vida a este amor que vos envolve”.
Os catecúmenos e fiéis que receberam os sacramentos eram provenientes da Academia da Força Aérea, BA1 (Sintra), BA6 (Montijo) e CFMTFA (Ota). Por isso, concelebraram com o senhor Bispo todos os capelães da Força Aérea, com excepção do Capelão Adjunto, que estava a presidir a funerais de vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, familiares de militares da Força Aérea.