Na tarde do Dia de Pentecostes, a igreja dos Franciscanos, no Largo da Luz, encheu para a costumada celebração dos Sacramentos da Iniciação Cristã dos alunos do Colégio Militar e Instituto dos Pupilos do Exército.
E foram muitíssimos os que receberam os sacramentos: nove baptismos (sete do CM e dois do IPE); quarenta crismas (trinta e um do CM e nove do IPE); e cinquenta e quatro «primeiras comunhões» (quarenta e nove do CM e cinco do IPE). Todos estes catecúmenos e fiéis foram devidamente preparados por catequistas, sob a orientação do Capelão, P. Diamantino Júlio. Aliás, como é tradicional, costuma haver um serviço de catequese em cada uma destas instituições escolares. Sempre com ótimos resultados humanos e cristãos. Razão pela qual constituiria um fortíssimo prejuízo para o projecto educativo que a catequese viesse a desaparecer de qualquer deles.
Na brevíssima homilia, D. Manuel Linda chamou a atenção para o dinamismo que os primeiros crentes adquiriram quando receberam o Espírito Santo. E assim apelou aos que receberam os sacramentos: “Também hoje, o Espírito de Deus não nos deixa indiferentes. Ele é força, energia, vontade que nos impele para Deus e para os irmãos. Se não sentirmos essa força é porque não somos sensíveis ao Espírito Santo. Mas senti-la é o mesmo que viver sempre com Deus no pensamento e na vida, colaborar na Igreja e sermos muito sensíveis às necessidades dos irmãos e do mundo. Vamos todos ter este dinamismo como motor da nossa vida crente?”.