Reuniu-se hoje, 24 de novembro, via Zoom a Comissão Organizadora Diocesana das Jornadas Mundiais da Juventude 2023.

 
Depois da oração inicial e de umas palavras de D. Rui Valério seguiram-se os pontos da agenda:
 
1. Ponto de situação
2. Proposta de caminho a seguir
 
Relativamente ao primeiro ponto cada membro do COD expôs todo o caminho percorrido e as dificuldades encontradas na preparação das JMJ23 e como resposta D. Rui apresentou uma proposta/esquema de caminho a percorrer, que foi depois analisado e comentado pelos membros presentes na reunião.
 
Participaram na reunião o pe. José Ilídio Fernandes da Costa, Vigário Geral, o pe. António Rodrigues Borges da Silva, capelão da Academia Militar (coordenador); pe. António Loureiro, Capelão Adjunto para o Exército; pe. Arménio de Almeida, Capelão Adjunto para a GNR; pe. João Luís Correia Fanha da Graça, Capelão-Adjunto do Centro de Assistência Religiosa da Polícia de Segurança Publica); pe. Jorge Almeida, Capelão Adunto para a Força Aérea; pe. Luís Morouço, Capelão da Escola de Sargentos do Exército; pe. Diamantino Teixeira, Capelão do Instituto dos Pupilos do Exército; pe. Jorge Couto, Capelão do Colégio Militar; pe. Ricardo Miguel Araújo Barbosa, capelão do Regimento de Comandos Serra da Carregueira; pe. José Joaquim Mendes da Costa, capelão da Academia da Força Aérea; pe. Leonel de Castro, Capelão da Base Aérea nº 1 e pe. Fernando Monteiro, Capelão do RAAA1.
 
Esta comissão foi constituída como resposta ao convite que foi feito a todas as dioceses do País para uma melhor coordenação das atividades a realizar com vista a mobilizar todos os jovens para a participação ativa neste grande acontecimento, para comunicar e organizar todas as informações, datas e eventos relacionados com as Jornadas em cada uma das dioceses, em sintonia com a Comissão Organizadora Local.
 
A Diocese das Forças Armadas e de Segurança está muito empenhada em envolver-se neste caminho de sinodalidade, tendo a plena consciência das dificuldades inerentes à sua especificidade.