Com o Tema «”Maria levantou-se e partiu apressadamente” para levar a alegria do serviço» a 40ª Peregrinação Militar Nacional a Fátima iniciou hoje com a celebração da Via-Sacra

Os elementos dos três Ramos das Forças Armadas e das Forças de Segurança, funcionários civis e familiares presentes puderam seguir os passos de Jesus até ao Calvário Húngaro.

Na sua mensagem inicial D. Rui Valério, depois das boas-vindas, referiu que no horizonte do olhar de casa um dos peregrinos devem estar os dois acontecimentos que estão a marcar a atualidade: em primeiro lugar as Jornadas Mundiais da Juventude que nos galvaniza e nos interpela a redescobrir a juventude que há em nós, independentemente da nossa idade, e a gravar nos corações as palavras de Jesus que nos pede para sermos como as crianças, com capacidade para confiar, tal como Maria, e, como ela, a levantarmo-nos apressadamente para servir os outros e anunciar a Boa Nova.
Em segundo lugar D. Rui, focado na realidade da guerra na Ucrânia e recordando que muitos militares estrangeiros, em Lourdes, lhe terem pedido que rezasse pela Paz, interpelou a que nestes dias se tivesse esta intenção, dizendo “que ser português significa trazer em nós esta responsabilidade de nos fazermos orantes, suplicantes, pela Paz no mundo. Tem sentido e razão de ser porque sabemos que aqui em Fátima Nossa Senhora para além de nos pedir orações pela Paz nos mostrou o caminho para a alcançar. E esse caminho para alcançar a Paz é executado e exercido pelo nosso esforço, mas fundamentalmente com a nossa fé e a nossa oração.”

A Via Sacra foi preparada pela Guarda Nacional Republicana e cada estação foi guarnecida por dois elementos da Guarda Honorifica da Unidade de Segurança e Honras de Estado da Guarda Nacional Republicana, tornando a cerimónia ainda mais especial. A celebração foi presidida pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério, e marcou o início de dois dias de peregrinação ao altar do mundo.

No fim os peregrinos foram convidados a um momento de reflexão e conversão, sendo-lhes oferecida a oportunidade de se abeirarem do Sacramento da Reconciliação.

O primeiro dia desta Peregrinação termina à noite com a recitação do Rosário e Procissão Eucarística na Capelinha das Aparições.