Na manhã de Páscoa, no Campo Militar de Slim Lines, no Kosovo, acordamos com o som tradicional das sinetas que anunciam, tal como nas nossas aldeias, vilas e cidades, a Ressurreição de Jesus Cristo.

A mais de 3000 quilómetros sentimos que estávamos em casa, apressando-nos em abrir as portas ao Anúncio da Visita Pascal.

Começamos na Main Gate, onde os camaradas de serviço, comovidos, se perfilaram para beijar a cruz e escutar o cântico da ressurreição que o coro tão bem entoava.

Seguimos viagem, tal como o povo de Israel após a libertação do Egipto, e continuamos, com muita alegria, a percorrer todas as alas daquela que tem sido a nossa casa ao longo destes seis meses.

As mesas postas com o bom Vinho do Porto e as doçarias tradicionais não diferiram em nada daquelas que vamos encontrando nas nossas casas em Portugal e os sorrisos, as conversas e as expressões (“Beba mais um pro caminho!”) fizeram-nos esquecer a distância que nos separa do Lar.

Depois do Anúncio, dirigimo-nos todos para a “nossa” Capelinha e aí, celebramos a Eucaristia, sentindo que realmente Cristo Ressuscitou e está presente no meio de nós.

Ao relembrar Cristo que tendo tudo de tudo se despojou para ser fiel até ao fim e cumprir a sua Missão, os militares 1BIMec (R) FND/KFOR, também eles se reviram na mensagem pascal: recebendo a força do alto para continuarem a ser fiéis, também eles, à sua missão, sabendo que os sacrifícios presentes auguram um futuro muito melhor.

Foi assim o Domingo de Páscoa no Kososvo.