O dia 7 de Julho de 2020 será um dia inolvidável para o Regimento de Infantaria Nº 19 e para as gentes de Miranda do Douro, pois a partir desta data, o vasto espólio de roupas do “Menino Jesus da Cartolinha”, ficou mais rico com uma farda de Capitão de Infantaria do Exército Português.
O Comandante do RI19, Coronel de Infantaria João Caldeira, acompanhado pelo Reverendíssimo Capelão António Joaquim e pelo Capitão de Infantaria João Sousa, deslocou-se a Miranda do Douro para ofertar, ao “Menino Jesus da Cartolinha”, uma farda nº1, feita pelas hábeis mãos das costureiras do Centro de Produção e Venda de Fardamento, que fizeram jus à arte de trabalharem os pormenores que esta missão exigia.
Saliente-se que a tradição da veneração, na quinhentista catedral de Miranda, do “Menino Jesus da Cartolinha” está fundada num acontecimento ocorrido em 1711, no tempo da Guerra da Sucessão de Espanha, em que os espanhois cercaram e invadiram Miranda, durante longos meses, e reza a lenda que um Menino, vestido de fidalgo, apareceu nas muralhas animando os mirandeses à luta contra o invasor, tendo o mesmo sido expulso após profiados combates. Deste feito surgiu o argumento para dar, passados séculos, ao Menino o posto de Capitão, que vai à frente, que comanda pelo exemplo e que conhece os seus homens, pelo nome, o que muito enriquece a visão de fé de um Deus que a todos conhece, chama e trata pelo nome.
Esta entrega, plena de simbologia e significado, contou com a participação do Presidente da Câmara de Miranda do Douro, Dr. Artur Nunes, do Reverendo Padre Manuel Marques, Pároco de Miranda e da Dra. Celina Pinto, Diretora do Museu das Terras de Miranda.
Chegados à sacristia da Catedral, tudo estava pronto para se “fardar” o Menino, após o que foi colocado no seu oratório, fardado a rigor e com a sua condecoração da “Ordem da Torre e Espada”, que há muito ostenta. O “Menino Jesus da Cartolinha” ficou pronto para ser venerado, neste novo uniforme que irá ficar exposto até final de agosto.
O Comandante do RI19 aproveitou a ocasião para usar da palavra, assinalando este momento único como mais uma oportunidade para estreitar os laços entre o Exército, através do RI19, e as terras e as gentes de Miranda, enquanto o Srº Presidente da Câmara, em resposta, sensibilizado com a cerimónia, enquadrou-a na excelente ligação que o Município que lidera, e que faz fronteira com a provincia Espanhola de Castela, tem tido com os Fronteiros de Chaves.