Na Igreja da Memória, Sé Catedral do Ordinariato Castrense, o Patriarca de Lisboa e Administrador Apostólico do Ordinariato Castrense, D. Rui Valério, presidiu hoje (27 de março) à tradicional Missa Crismal. Concelebraram quase todos os capelães que servem na Diocese das Forças Armadas e de Segurança.

Durante a cerimónia, os sacerdotes renovaram as suas promessas sacerdotais e foram benzidos os Santos Óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos, bem como consagrado o Santo Óleo do Crisma.

Na homilia, D. Rui Valério agradeceu aos capelães pelo seu trabalho e exortou-os a serem sempre presença de esperança e apoio para aqueles que servem nas Forças Armadas e nas Forças de Segurança.

A Missa Crismal é um momento importante para a Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, pois reúne os capelães militares de todo o País e reforça o vínculo entre a Igreja e as Forças Armadas e as Forças de Segurança.

Durante a Missa, o Bispo Castrense homenageou o padre António Loureiro, Vigário Geral Castrense e Capelão Adjunto para o Exército, que passará à condição de aposentado em maio.

Participaram na cerimónia o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, o Diretor-Geral da DGRDN, Dr. Vasco Hilário, o Comandante da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) e outras autoridades civis e militares. A liturgia foi animada pelo Coral da Guarda Nacional Republicana.

Após a Missa, seguiu-se um almoço na Messe de Monsanto, onde foram homenageados os três capelães que este ano celebraram as Bodas de Prata Sacerdotais: o padre Guilherme Guimarães Peixoto, o padre Leonel Marques de Castro e o padre Luís Miguel Proença Leal.