No dia 22 de outubro, terça-feira passada, foi celebrada, na Igreja da Memória, Lisboa, uma Missa de Ação de Graças pela Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana e pelos seus mortos, integrada no programa do Dia desta Unidade.
Presidida pelo Capelão Chefe do Serviço da Assistência Religiosa da GNR, P. Agostinho Freitas, esta Missa contou com a presença do Comandante, Coronel Maia Pires, do 2.º Comandante, Coronel Nascimento, e de Oficiais, Sargentos, Guardas e Civis da Unidade, que enchiam o belo templo, que se encontra ao serviço das Forças Armadas e das Forças de Segurança de Portugal.
Inspirando-se na Liturgia da Palavra do dia, o presidente da assembleia, na homilia, sublinhou a permanente atitude de vigilância, recomendada pelo Evangelho para todo o crente. Felicitando a Unidade pelo seu extraordinário serviço prestado ao cidadão, disse que esta é a atitude dos Militares da Unidade de Controlo Costeiro na defesa da Costa Portuguesa, que é também da Europa, e na defesa da dignidade humana, esta tão bem manifesta nas centenas de refugiados e migrantes que tem recolhido e salvo através das suas Forças destacadas, para o efeito, em territórios internacionais, no âmbito da Frontex.
No dia 6 de novembro decorrerá, em frente da Torre de Belém, Lisboa, a cerimónia Militar do Dia desta Unidade.