academia-21

Bispo dialoga com os cadetes, fomentando o diálogo pluridisciplinar.

Na tarde do dia 10 de Março, no grande auditório da Academia Militar, na Amadora, o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança encontrou-se com mais de trezentos Cadetes do Exército e da Guarda Nacional Republicana para conhecimento e, num clima de diálogo franco, responder às questões de natureza religiosa e ética que gostassem de ver esclarecidas. E estas não se fizeram esperar: desde os temas mais referidos na comunicação social, como é o caso de adopção por casais homossexuais, até ao papel da religião na pacificação de uma sociedade violenta ou à licitude ética de, porventura, abater o que indiscriminadamente mata os inocentes.

Manuel Linda exprimiu a posição da Igreja e da moral católica sobre essas questões e, no final, convidou os alunos a não olharem para a fé cristã como sistema obscurantista, mas como certeza de uma racionalidade, secularmente acumulada, colocada ao serviço da humanização da própria pessoa e da sociedade. E sintetizou: “Como vedes, as questões com que nos debatemos contemporaneamente são muitas e dramáticas. Nenhuma ciência, só por si, está apta para lhe dar cabal resposta. Vede a medicina: mais que ciência, é um brilhante resultado de um conjunto de ciências. Da mesma forma, contai também com a religião e com a ética cristã para ajudar a resolver os múltiplos problemas humanos e sociais: elas possuem um saber acumulado que já deu provas de muito contribuir para a dignificação da pessoa e para a humanização da sociedade”.

É Comandante da AM sua Ex.cia o GEN Rodrigues da Costa. Preparou este encontro o Capelão, P. Santiago, ainda que já em processo de aprontamento para uma missão de paz no Kosovo.