A BA4, como se pode ler no site da Força Aérea, tem como Missão “garantir a prontidão das Unidades Aéreas e o apoio logístico-administrativo de unidades e órgãos nelas sediados mas dependentes de outros comandos, bem como a segurança interna e a defesa imediata e são suas Competências:
a) Planear, dirigir e controlar a atividade dos meios que lhe estão atribuídos;
b) Garantir a prontidão das Unidades Aéreas atribuídas ou a atribuir em reforço;
c) Garantir o apoio logístico e administrativo de unidades e órgãos nela situados mas dependentes de outros comandos;
d) Garantir a exploração dos serviços de aeródromo;
e) Garantir a segurança militar e a defesa imediata da área onde se encontra implantada e de outros pontos sob a sua jurisdição.”
É Comandante o Coronel Piloto-Aviador António José Teixeira da Costa Pinto.
Receberam o Prelado e os Capelães Adjuntos em visita oficial o Comandante da Zona Militar Aérea dos Açores, Brigadeiro General Eduardo Faria e o Comandante da BA4, que começaram por fazer um briefing sobre a Operacionalidade e Missão da Zona Aérea bem como da Unidade Militar onde se encontravam. Nas intervenções foi sublinhada a importância da presença da Força Aérea nos Açores naquilo que são as missões de busca e salvamento, bem como transporte de doentes, quer entre as ilhas como entre os Açores e o Continente, nomeadamente no transporte de órgãos, neste último caso.
Na Capela da Senhora do Ar, o Ordinário Castrense convidou os presentes a um momento de oração por todos os militares que ali servem e pelos seus familiares, antes de se deslocarem à Torre de Controlo, ao Museu Militar da Força Aérea e à Rádio Lages da FA.
O almoço no Clube dos Oficiais concluiu esta semana em que, como verdadeiro Missionário, D. Rui Valério levou aos Açores o conforto da presença e da proximidade sempre viva da Diocese Castrense aos militares e civis que servem nas Forças Armadas e nas Forças de Segurança e a todas as suas famílias.