«Deixar a terra e partir em função da sociedade», foi o repto que D. Manuel Linda lançou aos finalistas das Escolas Superiores Militares e Policial, na cerimónia da «bênção das fitas».
A Academia Militar, onde se formam os futuros Comandantes do Exército e da Guarda Nacional Republicana, foi, este ano, a anfitriã que recebeu os cadetes finalistas dos outros estabelecimentos de ensino superior militar e policial: Escola Naval, Academia da Força Aérea e Instituto Superior de Ciências Policias e Segurança Interna (da PSP).
Foi a 26 de Abril, com a capela do Paço da Rainha completamente cheia. Para além dos finalistas, marcaram presença os Comandantes das quatro Escolas, os Comandantes dos Corpos de Alunos, vários professores e formadores, os capelães das Academias e os capelães Adjuntos para os Ramos/Forças de Segurança.
A cerimónia da bênção decorreu dentro de uma celebração litúrgica integrada no espírito do Ano da Misericórdia. Presidiu o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança que ressaltou o dado de se tratar da primeira «bênção das pastas» deste ano de 2015/16, em todo o Portugal. E ressaltou o dado simbólico: “Tem de ser. Um Comandante das Forças Armadas e das Forças de Segurança tem de ir sempre à frente, para conduzir o seu povo”.
De seguida, comentando as leituras bíblicas, ressaltou o exemplo de Abraão que foi convidado a deixar a sua terra e partir para o desconhecido. E frisou: “Como ele, também vós deixais, agora, o habitual das vossas Escolas para serdes colocados em lugares que, porventura, nem sequer conheceis. Ide confiantes. Da mesma forma que Abraão não viu defraudadas a sua confiança, também, agora, Deus não vos abandonará. Mas, para isso, precisais de cumprir o pedido do Evangelho: «Permanecei no meu amor». Sozinhos, correis o perigo de vos centrardes apenas na preocupação da vossa promoção ou num comando tirânico; no amor de Deus, servireis a sociedade na misericórdia, na simpatia e na fraternidade, como Ele o faz”.
A celebração terminou com um muito agradável convívio, durante o jantar, oferecido pela Academia Militar. É desejo do Serviço de Assistência Religiosa valorizar muito esta cerimónia, bem como a recepção aos novos alunos que, este ano, já se realizou no início do ano académico.